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sábado, 7 de agosto de 2010

Os desafios de recursos humanos nas empresas de TI

Se para os profissionais de TI é cada vez mais difícil encontrar um emprego, para as empresas de tecnologia é ainda mais complicado contratar um bom funcionário e que atenda todas as expectativas. Quando isso acontece, começa a árdua missão do RH para reter esses talentos e impedi-los de levar seus ovos de ouro para outros ninhos. Muitos são os fatores apontados para esse enigma, dentre eles está a capacitação que os candidatos recebem em universidades e cursos técnicos.


Para o diretor da Desix, empresa de recrutamento de pessoas para empresas de TI, Alexandre Ortelan o curto leque de opções faz com que as empresas foquem-se em contratar apenas pelo conhecimento do candidato, desconsiderando itens como postura, o que gera problemas futuros. "O profissional de TI é contratado por sua eficiência técnica e dispensado pelo comportamento. No inicio o que vale é o conhecimento, e ao longo o que conta é o comportamento, postura, como lida com as pessoas, etc.", afirma, ressaltando que a Disix luta para não seguir esse paradigma.
A empresa EZ-security está no mercado desde 1999 e hoje tem como principal área de atuação a prestação de serviço. O quadro conta com 43 funcionários, sendo que 30 fazem parte do corpo técnico. Segundo o sócio fundador Eduardo Alonso, o índice de turn over da empresa é muito baixo, provando que reter talentos é a melhor alternativa. Já por outro lado, o recrutamento de novos funcionários é uma missão complicadíssima.
A contratação é feita pela própria empresa e, segundo Alonso, além dos conhecimentos técnicos, o perfil do funcionário é avaliado. "Uma das dificuldades em encontrar pessoas capacitadas é que essa área gerou maior interesse do mercado apenas de quatro ou cinco anos pra cá", afirma o diretor.
A empresa é bem rigorosa em sua seleção. O candidato tem que passar por diversas entrevistas para fazer parte da equipe. Uma vaga para cargos Sênior, por exemplo, chega a demandar, no mínimo, um mês de testes.
Procura-se candidatos capacitados
"Observamos que existe mais mão de obra do que gente qualificada", afirma Ortelan, apontando a dificuldade que se depara todos os dias para preencher vagas destinadas à tecnologia.
Sendo esse um problema para o recrutamento de pessoas em TI, a questão é como resolvê-lo? Segundo o diretor da Desix, uma reformulação nas entidades capacitadoras, como escolas e universidades, é um início. “O mercado anda numa velocidade, mas a formação de profissionais nunca acompanha. As entidades que capacitam o profissional sempre têm que olhar pra frente, pensando o profissional para o futuro”, diz.
O diretor da Desix acredita que os estudantes têm que ser treinados com aparatos que serão úteis após sua formação, pois essa é uma área em que as informações nunca estagnam.
O investimento em treinamentos e reciclagens nas empresas também é essencial para manter os profissionais motivados e atualizados com a área. A empresa EZ-security já percebeu isso e investe em um ambiente de trabalho homogêneo, reciclagens contínuas, treinamento preparatório e planos de carreira. A retenção de talentos é uma das grandes preocupações da EZ-security, pois, segundo Alonso, se é difícil encontrar profissionais capacitados para TI, é ainda mais complicado encontrar profissionais com especialização em segurança da informação.
Nos próximos anos o mercado tende a expandir-se para a área de TI e as empresas devem estar preparadas para manter o seu quadro, visando o desafio de novas contratações em uma busca cada vez mais acirrada pelos melhores ovos de ouro.
Por: Paulo Gratão B2B Magazine
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Saiba como se comportar nas Redes Sociais

Esse são os dez mandamentos da etiqueta online, tudo o que você precisa seguir para evitar problemas maiores.


1. Não escreva online o que não falaria pessoalmente.
2. Não faça de seu post uma granada. A vítima pode ser você.
3. Não cite o nome de ninguém em vão. Calúnia, injúria e difamação são crimes.
4. Não roube as ideias dos outros. Cite suas fontes. Plagiar é feio.
5. Não abuse nos palavrões e termos de baixo calão. Eles só têm graça quando bem-aplicados.
6. Não pratique spam (propaganda não-autorizada). Mas enviar uma mensagem interessante para sua rede é mais do que saudável.
7. Não divulgue boatos (hoax) ou mentiras. Informe-se na própria rede. Sempre tem alguém que sabe.
8. Não publique opiniões preconceituosas. A rede é um ambiente democrático, com espaço para todos.
9. Não publique suas informações privadas. Os marginais estão de olho.
10. Não invada a privacidade de ninguém. Dá processo e muita dor de cabeça.


Bom proveito!