Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Google+, nova rede social que promete competir com o Facebook

O Google anunciou, nesta manhã, o lançamento do Google+, uma rede social que promete competir com o Facebook, que possui 600 milhões de usuários ativos. A criação de uma rede social pela gigante das buscas é esperada há muito tempo, e os rumores foram aumentando quando a empresa remodelou o Google Profiles. Hoje a rede foi anunciada oficialmente – resta saber se o serviço vai para a frente.

As últimas investidas de Mountain View não fizeram tanto sucesso. Em 2009, o Google lançou o Wave, uma plataforma online de comunicação em tempo real que nasceu com a pretensão de acabar com o e-mail, como conhecemos atualmente (alguém ainda lembra dele?!). Um ano depois do lançamento, a empresa anunciou o fim do Wave, mas depois voltou atrás com a decisão.
O Orkut é outro projeto do Google que vem perdendo adeptos nos últimos tempos. O concorrente, Facebook, está aos poucos tomando o espaço das redes sociais no Brasil, país em que o Orkut possui mais usuários. De acordo com o Estadão, o Facebook serve mais que o dobro de páginas do Google, que há algum tempo era líder absoluto na web. Foram 103 bilhões de páginas vistas em maio no Facebook, contra 46 bilhões do Google.
O Google+ é uma rede social que permite o compartilhamento de conteúdo. Mas, ao contrário de outras redes como o Twitter, onde milhares (ou milhões) de pessoas podem ver o conteúdo que você está compartilhando, a novidade do Google+ é o foco em pequenos grupos. Como diz a página de apresentação do +, “compartilhar as coisas certas com as pessoas certas”: essa é a função dos “Círculos”.

Para combater a concorrência, o Google aposta nos seus avançados algoritmos de busca para oferecer uma experiência personalizada aos usuários. O Sparks procura vídeos e artigos de acordo com os seus interesses. Se você não tem nada de mais importante para fazer, acesse o Google+ e tenha acesso aos conteúdos em mais de 40 idiomas.
De forma bem humorada, o Google apresenta o Hangouts, um “aperfeiçoamento do teletransporte”, que nada mais é do que um recurso do Google+ que permite chat em vídeo para você se encontrar com seus amigos.
Como os últimos lançamentos, o Google+ é um projeto em beta restrito e, para participar, é necessário conseguir um convite (lembra da disputa pelos convites do Wave?). Se você está interessado e não conhece ninguém que possua um convite, acesse a página do Google+ e peça um. Se você já tem acesso e possui um convite, convide-me!