Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Crie um pendrive para manutenção do PC

Lincoln Spector, PCWorld EUA 06-07-2011
Precisa consertar um computador? Este kit de ferramentas que rodam em um pendrive pode ajudar.
Gosto de ser um “herói high-tech”. Amigos e parentes sempre recorrem a mim quando tem problemas com seus computadores, e estou sempre disposto a ajudar. Ter as ferramentas certas faz toda a diferença: as que mencionamos neste artigo rodam a partir de um pendrive e, fora um caso de hardware defeituoso, são suficientes para corrigir a maioria dos problemas que podem ser encontrados em um PC moderno.
Com elas eu posso fazer uma faxina em um HD para recuperar espaço, resgatar arquivos que foram apagados, desinstalar programas da forma adequada, verificar o estado do HD, procurar e eliminar malware e, caso a máquina esteja tão “mal” que o sistema operacional sequer inicia mais, carregar uma versão especializada do Linux para copiar arquivos importantes para um local seguro antes de formatar o HD e reinstalar o sistema.
E o melhor: todos os programas são gratuitos, pelo menos para uso pessoal (profissionais podem ter de adquirir uma licença para alguns deles). Mãos à obra!
Ferramentas contra vírus e malware
SuperAntiSpyware Portable Scanner: este não deve ser mantido no pendrive por um motivo simples: o “dicionário” com as definições de malware é parte do executável e atualizado a cada um ou dois dias. O ideal é baixar a versão mais recente em um PC seguro na hora de usar, e aí sim copiá-lo para o pendrive. Para usá-lo, inicie o Windows em modo de segurança (segure F8 quando o Windows começar a iniciar e selecione a opção correspondente no menu), e rode o programa.
HijackThis: está é na verdade uma ferramenta de análise que produz um relatório bastante abrangente, embora um tanto obscuro, da configuração de seu PC, que pode conter pistas sobre uma possível infecção por malware. O site do fabricante contém uma lista de fóruns de discussão para onde você pode enviar os relatórios e obter conselhos sobre como proceder.
AVG Rescue CD: se o Windows nem inicia mais, use esta versão especializada de Linux para procurar por malware e eliminá-lo. Apesar do nome, há versões para criar tanto CDs quanto pendrives “bootáveis”.
Para problemas no HD
PartedMagic: é uma distribuição Linux especializada que roda a partir de um pendrive, e traz uma série de ferramentas para particionar e clonar discos, recuperar arquivos apagados e até fazer uma varredura em busca de malware. É extremamente poderosa, porém voltada a usuários mais avançados que entendem conceitos como particionamento e não tem medo da linha de comando. O site oficial, em partedmagic.com, traz uma documentação bastante completa (em inglês).
HD Tune: os HDs modernos tem um sistema de monitoramento interno (chamado S.M.A.R.T.) que é capaz de analisar constantemente um disco, determinar sua “saúde” e avisar se ele está prestes a falhar. O HD Tune Pro é capaz de lhe mostrar esta informação e muito mais, e é gratuito para uso pessoal (profissionais tem de pagar US$ 35 pelo HD Tune Pro, que tem muito mais recursos).
Tecnicamente este não é um programa “portátil” porque precisa ser instalado. Mas depois disto, basta copiar a pasta com os arquivos do programa para um pendrive para poder usá-lo em qualquer lugar.
Para recuperar arquivos e desinstalar programas
Recuva Portable: este é um “uneraser”, um aplicativo que recupera arquivos que tenham sido apagados. A recuperação não é garantida, já que vários fatores podem afetar o sucesso da operação (inclusive o tempo: quanto mais cedo você tentar recuperar um arquivo, melhor), mas em minha opinião o Recuva é um dos melhores programas em sua categoria, e tem dado ótimos resultados.
CCleaner Portable: dos mesmos criadores do Recuva, o CCleaner Portable limpa a “bagunça” no PC, esvaziando o cache, elimnando Cookies e lidando com o “lixo” deixado pra trás pelo Windows e seus aplicativos. Ele também faz a limpeza do Registro (tenha extremo cuidado ao fazer isso) e desinstala programas, embora não tão bem quanto nossa próxima sugestão.
Revo Uninstaller Portable: atualmente todo programa para Windows vem com um desinstalador, mas muitos deles são ineficientes e deixam lixo (na forma de arquivos perdidos e chaves de registro) para trás. A ferramenta de desinstalação inclusa no Windows (conhecida como “Adicionar/Remover programas”) não é melhor, já que simplesmente chama o desinstalador próprio de cada programa.
Mas o Revo, entretanto, elimina o programa usando o desinstalador oficial, e depois faz uma “faxina” eliminando o lixo. Ele não é perfeito, mas faz um bom trabalho. Um aviso: embora a versão “portátil” e gratuita rode em versões de 64-Bits do Windows, ela não é capaz de remover programas de 64-Bits.
Folder Size Portable: é muito mais fácil limpar um HD “lotado” se você consegue identificar as pastas que ocupam mais espaço. É exatamente o que faz este utilitário da MindGem. Mas há dois poréns: o primeiro e que a versão portátil é marcada como “Experimental”, embora funcione muito bem para mim. O segundo é que os gráficos animados nos relatórios só funcionam se o computador tiver o plugin Java instalado. Mas não se preocupe: com ou sem animações, as informações são as mesmas.