Quem utiliza o MSN deve ter notado que há algumas semanas o serviço de mensagens instantâneas desativou os links enviados pelo programa entre os usuários.
O motivo informado pela Microsoft foi o aparecimento de um worm desconhecido que começou a rodar entre os usuários da versão Live Messenger 2009, principalmente utilizando links para disseminar a praga.
Programas de mensagens instantâneas são formas efetivas de manter um malware ativo. E embora não seja uma forma nova de ataque, com o tempo cibercriminosos refinam as técnicas para ludibriar potenciais vítimas a visitar hyperlinks maliciosos.
Normalmente o modo de operação deste tipo de ataque é simples. A vítima recebe uma mensagem com um link de um de seus contatos, clica e é infectada. Os worms utilizam até geolocalização, permitindo adaptar-se à língua nativa da vítima, ou mesmo para relacionar a notícias ou eventos do país de origem da pessoa atacada.
Para se proteger deste tipo de ataque e evitar cair nos golpes, alguns truques simples podem ser feitos.
Evite abrir imagens, arquivos e links quando estes são recebidos de pessoas que você não conhece. E se conhecer o remetente e desconfiar do conteúdo, verifique com a pessoa antes de abrir.
Não responda a mensagens de pessoas desconhecidas. Se for adicionado por alguém que não reconhece, evite aceitar o convite. Contatos assim costumam camuflar spammers, que podem invadir seu MSN e espalhar worms entre seus contatos.
Verifique as configurações do seu Messenger e procure pela ferramenta que permite criar listas de contatos e bloqueie o recebimento de mensagens indesejadas e spams vindos de determinados contatos.
Enviar dados pessoais e sensíveis pelo Messenger é muito arriscado, especialmente informações do cartão de crédito, detalhes do banco e mesmo telefones e endereços, principalmente se estiver utilizando o programa em um computador de uso público, como em lan houses.
Mesmo se você estiver protegido, algum amigo seu pode não estar, e dessa forma sua máquina também pode ser infectada.
Utilize senhas fortes, com diferentes tipos de caracteres. De preferência use senhas diferentes para cada conta. E sempre que utilizar esses serviços em computadores públicos, lembre-se de desmarcar a opção de login automático e faça log out antes de fechar a janela.
Nunca é demais lembrar também que marcar encontros online pode ser perigoso. Se decidir fazê-lo marque em lugares públicos e movimentados e se possível leve alguém com você, apenas por precaução.
E lembre-se de desligar a webcam se não for utilizar. Muitos malwares permitem que os criminosos manipulem a câmera para espiar os usuários.