Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Evite os worms no Messenger

Monica Campi, de INFO Online Quinta-feira, 02 de dezembro de 2010 - 12h38


Quem utiliza o MSN deve ter notado que há algumas semanas o serviço de mensagens instantâneas desativou os links enviados pelo programa entre os usuários.

O motivo informado pela Microsoft foi o aparecimento de um worm desconhecido que começou a rodar entre os usuários da versão Live Messenger 2009, principalmente utilizando links para disseminar a praga.

Programas de mensagens instantâneas são formas efetivas de manter um malware ativo. E embora não seja uma forma nova de ataque, com o tempo cibercriminosos refinam as técnicas para ludibriar potenciais vítimas a visitar hyperlinks maliciosos.

Normalmente o modo de operação deste tipo de ataque é simples. A vítima recebe uma mensagem com um link de um de seus contatos, clica e é infectada. Os worms utilizam até geolocalização, permitindo adaptar-se à língua nativa da vítima, ou mesmo para relacionar a notícias ou eventos do país de origem da pessoa atacada.

Para se proteger deste tipo de ataque e evitar cair nos golpes, alguns truques simples podem ser feitos.

Evite abrir imagens, arquivos e links quando estes são recebidos de pessoas que você não conhece. E se conhecer o remetente e desconfiar do conteúdo, verifique com a pessoa antes de abrir.

Não responda a mensagens de pessoas desconhecidas. Se for adicionado por alguém que não reconhece, evite aceitar o convite. Contatos assim costumam camuflar spammers, que podem invadir seu MSN e espalhar worms entre seus contatos.

Verifique as configurações do seu Messenger e procure pela ferramenta que permite criar listas de contatos e bloqueie o recebimento de mensagens indesejadas e spams vindos de determinados contatos.

Enviar dados pessoais e sensíveis pelo Messenger é muito arriscado, especialmente informações do cartão de crédito, detalhes do banco e mesmo telefones e endereços, principalmente se estiver utilizando o programa em um computador de uso público, como em lan houses.

Mesmo se você estiver protegido, algum amigo seu pode não estar, e dessa forma sua máquina também pode ser infectada.

Utilize senhas fortes, com diferentes tipos de caracteres. De preferência use senhas diferentes para cada conta. E sempre que utilizar esses serviços em computadores públicos, lembre-se de desmarcar a opção de login automático e faça log out antes de fechar a janela.

Nunca é demais lembrar também que marcar encontros online pode ser perigoso. Se decidir fazê-lo marque em lugares públicos e movimentados e se possível leve alguém com você, apenas por precaução.

E lembre-se de desligar a webcam se não for utilizar. Muitos malwares permitem que os criminosos manipulem a câmera para espiar os usuários.