Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Memória: Diferença entre DDR 3, 2 e 1

DDR, DDR2 e DDR3 são memórias do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto é, são síncronas, o que significa que elas usam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. DDR significa Double Data Rate ou em português, Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock. Em outras palavras, elas conseguem obter o dobro do desempenho de memórias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock (memórias SDRAM, que não estão mais disponíveis para PCs).


Existem 3 tipos de DDR, a 1, 2 e 3. Abaixo vamos conhecer cada uma delas.


DDR ou DDR 1

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2928//td_ddr.jpg

Inicialmente, precisamos lembrar que s processadores trabalham com duas medidas de processamento: o clock interno e o externo. O clock interno está se referindo a frequência máxima que a CPU consegue trabalhar. O clock interno, por sua vez, é a velocidade de transferência dos dados para o barramento principal da máquina, conhecido como “Front Side Bus” (FSB). Geralmente, o clock interno é muito maior que o externo. Com a evolução tecnológica, as memórias existentes tiveram que serem atualizadas. Deste modo que surgiu a DDR 1. Com a DDR ou DDR1, foi possível transferir 2 dados ao invés de um, e deste modo, dobrando a frequência de 200 para 400Mhz.

DDR 2

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2928//td_ddr2.jpg
Da mesma forma que com evolução surgiu a DDR 1, os processadores continuam em constante evolução. Nesse sentido, a frequência do clock externo precisou aumentar. Em comparação com a DDR 1, a velocidade de transmissão da DDR 2 dobra pois, um pente de memória é capaz de transmitir 4 dados por ciclo de clock. Deste modo, é possível que os dois dados sejam transmitidos na borda de subida e os outros dois na borda de descida.


A DDR 2 abre uma grande vantagem em relação a DDR 1 no que diz respeito ao gerenciamento de energia. Pois ao contrário da DDR 1, a DDR 2 a Terminação Resistiva (ODT) está presente no chip de memória, sendo que na anterior estava na placa mãe. Esta mudança faz com que a DDR 2 não sofra interferências eletromagnéticas e consumo elevado de energia. Como vimos, a DDR2 possui o dobro de velocidade em relação a DDR 1. No entanto, a DDR 2 apresenta alguns problemas de latência, podendo atingir quase o dobro da DDR 1. A latência na leitura de uma DDR1 é de 2 ou 3 ciclos. No entanto, na DDR2, o valor sobre para 4 entre 6, o que diminui um pouco a sua vantagem em relação a DDR1.

DDR 3

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2928//td_ddr3.jpg

A DDR 3 é a evolução da DDR 2. Novamente o avanço tecnológico obrigou o aperfeiçoamento das memórias. O que antes era suficiente, agora precisa de mais velocidade. O grande diferencial da DDR 3 comparando a sua antecessora é o aumento da capacidade de comunicação ter aumentado oito vezes o valor do clock da memória, com transmissão de oito dados por pulso de clock. A sua latência também está maior, porém, não chega ao dobro da anterior.

As memórias DDR3 precisam de uma tensão de alimentação menor do que as memórias DDR2, e estas, necessitam de uma tensão de alimentação menor do que as memórias DDR. Assim, as memórias DDR3 consomem menos energia do que as memórias DDR2, que por sua vez consomem menos energia do que as memórias DDR.

FONTE: Oficina da NET

Ferramentas úteis para o Internet Explorer 9

Após seu lançamento, foram disponibilizadas algumas ferramentas grátis para a nova versão do Internet Explorer. Na verdade são add-ons bastante úteis para a nova versão do navegador da Microsoft.

Xmarks – é uma ferramenta que traz uma lista de bookmarks automaticamente sincronizada entre os navegadores usados em outros computadores. O Xmarks solicita que você crie uma conta de usuário, mas a versão básica do produto é gratuita.
Enterra Download Manager – o que encontramos nesta ferramenta? Na verdade é um gerenciador de download, que fica com sua janela de status na parte inferior da página do navegador, listando ao usuário a URL de onde o arquivo está sendo baixado, como, nome, tamanho do arquivo, progresso, velocidade do download, tempo que já passou e tempo restante. Essa ferramenta também permite realizar downloads a partir de servidores FTP, melhorando ainda a gama de downloads.
Zoominto – ferramenta útil para você usar para dar zoom em qualquer figura em uma página da web, também permite, que você passe o mouse sobre uma imagem antes de baixá-la sem ter que cortá-la para ver e assim escolher melhor, ao escolher, você pode salvar a imagem e modificá-la e assim salvar em seu disco rígido local, imprimi-la ou enviá-la por e-mail.
Wot – ferramenta de serviço no qual uma comunidade de usuários pode avaliar sites e as notas da página que esta visitando e assim prontamente acessadas a um toque no ícone do Wot. Com essa ferramenta, o usuário também será alertado se clicar em um link que a comunidade classificou com inseguro, evitando assim de o usuário entrar em sites com possíveis dando ao computador.
Speckie – é um recurso que facilita na hora de escrever e-mails, comentários, atualizações no Facebook e muito mais. Vem equipado com um corretor ortográfico automático, que marca seu texto com possíveis erros conforme você vai digitando, ainda podendo verificar a ortografia de uma palavra ao clicar com o botão da direita nela para buscá-la na Wikipedia.
Então amigo leitor, essas são algumas ferramentas que você pode usar na nova versão do IE9.
Referência: PCW