Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 9 de outubro de 2010

Como funcionam as placas-mãe - PARTE II

Velocidade de barramento

Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue manipular de uma só vez, mais rápido a informação trafega. A velocidade do barramento, medida em megahertz (MHz), se refere a quantos dados podem ser passados para ele simultaneamente.
Essa velocidade geralmente se refere à velocidade do FSB (barramento externo) que conecta a CPU à ponte norte. A velocidade do FSB pode ser desde 66 MHz para algo acima de 800 MHz. Já que a CPU alcança o controle de memória pela ponte norte, a velocidade o FSB pode afetar drasticamente a performance do computador.

Aqui estão outros barramentos encontrados em uma placa-mãe:

•o barramento traseiro (back side bus) conecta a CPU com o controlador de cache nível 2 (L2), também conhecido como cache secundário ou externo. O processador determina a velocidade do barramento traseiro;

•a barramento de memória conecta a ponte norte à memória;

•o barramento IDE ou ATA conecta a ponte sul aos controladores de discos rígido;

•o barramento AGP conecta a placa de vídeo à memória e à CPU. A velocidade do barramento AGP é geralmente de 66 MHz;

•o barramento PCI conecta slots PCI à ponte sul. Na maioria dos sistemas, a velocidade do barramento PCI é de 33 MHz. O PCI Express também é compatível ao PCI. Além de ser mais rápido é também compatível com os softwares e sistemas operacionais atuais. Esse padrão está substituindo os barramentos PCI e AGP.
Quanto mais rápido for a velocidade do barramento, mais rápido ele irá trabalhar. Isto é válido até um certo ponto. Um barramento rápido não terá seu potencial aproveitado por um processador ou um chipset lento.

Agora veremos a memória e como ela afeta a velocidade da placa-mãe.

Memórias

Já vimos que a velocidade do processador controla o quão rápido um computador "pensa". A velocidade do chipset e dos barramentos controla o quão rápido ele pode se comunicar com outras partes do computador. A velocidade e conexões da memória RAM , por sua vez, controla diretamente o quão rápido o computador pode acessar instruções e dados, tendo assim, gande efeito na performance do sistema. Um processador rápido com uma memória RAM lenta, não é recomendável.
O montante de memória disponível também controla a quantidade de dados que o computador pode ter prontamente disponível. A RAM forma o grande bloco de memória de computador. A regra geral é que quanto mais memória RAM o computador tiver, melhor.
Uma das muitas memórias disponíveis atualmente é a memória DDR (dual data rate). Esta memória pode transmitir dados duas vezes por ciclo ao invés de uma vez só, fazendo com que a memória seja mais rápida. Também, a maioria das placas-mãe tem espaço para múltiplos chips de memória, e em placas novas, eles geralmente se conectam à ponte norte via barramentos duplos ao invés de um barramento simples. Isso reduz o montante de vezes que leva o processador a buscar informações da memória.
 Os slots de memória da placa-mãe diretamente dizem o tipo e a quantidade de memória que é suportada. Assim como outros componentes, a memória se conecta ao slot por meio de uma série de pinos. O módulo da memória precisa ter o número certo de pinos para se encaixar no slot da placa-mãe.

Uma SDRAM SIMM de 64MB

Antigamente, tudo vinha em uma placa que se encaixava em outra placa, com exceção do processador. Agora, as placas-mãe tem uma variedade de acessórios, como o suporte para LAN, vídeo, som e controladores RAID.
As placas-mãe são fáceis de instalar. Existem placas-mãe que possuem tudo o que você precisa para montar um computador completo. Tudo o que você tem que fazer é colocar a placa-mãe em um um gabinete e adicionar um disco rígido, um drive de CD e uma fonte de alimentação. Pronto, você tem um computador operacional em uma única placa.
Para muitos usuários, essas características são suficientes e oferecem um amplo suporte para vídeo e som. Contudo, para os jogadores ávidos e pessoas que fazem uso intenso de recursos gráficos, ou trabalham com ferramentas CAD (computer-aided designin), separar as placas de vídeo melhora muito a performance do computador.