Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 15 de agosto de 2010

Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação?

Introdução
     Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Esses são os cursos mais comuns nas universidades e faculdades que oferecem graduação em computação. No entanto, não é raro encontrar interessados pela área que não sabem exatamente qual curso fazer, justamente por não conhecer as diferenças entre eles.
     A computação está para as ciências exatas assim como a medicina está para as ciências biológicas. Ambas são áreas complexas e que se dividem em diversos outros segmentos. Isso significa que há vários caminhos a seguir e, por isso, é importante optar por um curso que realmente agrade, do contrário, frustração e prejuízo serão apenas algumas das consequências de uma escolha errada.
     O objetivo deste artigo é mostrar um breve resumo sobre o que cada um dos mencionados cursos oferece. Assim, você poderá analisar as opções e escolher aquela com a qual tiver mais afinidade. Note, entretanto, que para fazer uma escolha certeira, é necessário analisar bem as opções, por isso o faça sem pressa, de preferência em uma época que anteceda bastante as datas das provas de vestibular.
     É importante frisar que se você pensa em fazer algum desses cursos para se tornar um especialista em Excel ou em montagem de computadores, ou pensa que aprenderá a usar tudo o que é programa, saiba que está cometendo um erro extremamente grosseiro. Os cursos superiores de computação preparam seus alunos para trabalhar com os princípios fundamentais da área, de forma que eles se tornem, prioritariamente, aptos a desenvolver e a implementar soluções, e não necessariamente a se especializar no uso delas.
     Também tome cuidado para não basear sua escolha apenas nas promessas de boa remuneração no mercado. Se você não tiver verdadeiro interesse pela área, poderá ter dificuldades acentuadas nas etapas de aprendizagem. É necessário gostar para fazer as coisas de maneira bem feita. Confúcio expressa isso muito bem: “Arrume um trabalho que lhe dê prazer, e você nunca terá que trabalhar na vida”.
     A seguir, uma breve descrição dos cursos.
Escrito por Emerson Alecrim