Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 28 de maio de 2011

Economize tempo no Gmail com a pesquisa avançada

Robert Strohmeyer, PCWorld EUA

Alguns comandos simples podem ajudar a filtrar sua caixa postal e localizar em minutos aquele e-mail que você procura há dias. Veja como.

Neste momento, o Gmail me diz que estou usando 2.6 GB dos 7.5 GB de espaço disponível na minha conta de e-mail. E para muitos outros usuários deste serviço, a quantidade de dados arquivados pode ser ainda maior.
O ponto é que quanto maior o número de mensagens arquivadas no Gmail, mais difícil será encontrar uma mensagem quando você precisar dela. Portanto, não há motivo para não se familiarizar com os operadores de pesquisa avançada do Gmail: eles irão lhe poupar tempo e cabelos brancos.
Fique atento: não importa o idioma em que a interface do Gmail aparece para você, os operadores são sempre escritos em inglês.
to: ou from: Digitar from:email@provedor.com vai lhe mostrar apenas mensagens que lhe foram enviadas a partir do endereço indicado. Experimente com o endereço de qualquer pessoa com a qual você se corresponde frequentemente. Você também pode experimentar nomes, como from:roberto.
Se você quiser encontrar mensagens que mandou para uma certa pessoa, troque o from: por to:. E cc: e bcc: também funcionam, para encontrar mensagens que a pessoa tenha recebido em cópia (aberta ou oculta).
before: ou after: Se você tem uma idéia da data na qual a mensagem foi enviada ou recebida, tente before: (antes de) ou after: (depois de), seguido da data na notação aaaa/mm/dd (ano com quatro dígitos, mês com dois, dia com dois. Ex: before:1969/07/20). Isto é extremamente útil quando você está procurando por mensagens muito antigas.
has: Este operador só é usado para encontrar mensagens que contém anexos, usando o comando has:attachment. Sempre preciso procurar mensagens antigas com anexos, então este operador é um de meus favoritos.
filename: Se você sabe o nome do arquivo pelo qual está procurando, este comando irá encontrá-lo como num passe de mágica. Por exemplo, filename:contrato_aluguel.doc
- (hífen) : Você pode não saber exatamente o que está procurando, mas em muitos casos sabe o que não está. O hífen indica exclusão, e serve para aquelas vezes em que os resultados de sua busca estão entulhados com coisas que são quase aquilo que você quer, mas não exatamente. Então, se sua busca por from:roberto estiver entulhada com alertas do Twitter, experimente from:roberto -Twitter.
Este são apenas alguns dos muitos operadores de busca disponíveis, e eles podem ser combinados como você achar necessário. Para uma lista completa, visite a página “Como usar a pesquisa avançada” na ajuda do Gmail.