Rafael Rigues, PCWorld Brasil 02-05-2011
Aparelhos tem processador de 1.2 Ghz, tela multitoque e sistema com recursos como browser aprimorado e separação entre informações pessoais e corporativas.
Aparelhos tem processador de 1.2 Ghz, tela multitoque e sistema com recursos como browser aprimorado e separação entre informações pessoais e corporativas.
A Research in Motion anunciou nesta segunda-feira o lançamento de dois smartphones da família BlackBerry chamados BlackBerry Bold 9900 e BlackBerry Bold 9930. Descritos como sendo de "alto desempenho" os aparelhos rodam o sistema operacional BlackBerry 7 OS e tem processador de 1.2 GHz, tela capacitiva sensível ao toque com resolução de 640 x 480 pixels e 2.8 polegadas e os tradicionais teclado e trackpad óptico que são a "marca registrada" dos modelos da linha.
Ambos tem câmeras de 5 MP capaz de gravar vídeo em alta-definição (720p) e um conjunto de sensores, incluindo magnetômetro (bússola), que podem ser usados em aplicativos de realidade aumentada como o Wikitude, que vem pré-instalado. A diferença entre os dois modelos fica por conta dos sistemas de telefonia. O BlackBerry Bold 9900 é um modelo GSM quadribanda (850, 900, 1800 e 1900 Mhz), enquanto o 9930 também é compatível com redes CDMA nas frequências de 800 e 1900 MHz.
Segundo a RIM, os aparelhos devem estar disponíveis "mundialmente" a partir de meados deste ano. Preços não foram informados.
BlackBerry 7 OSO novo sistema operacional é uma evolução do que seria originalmente uma atualização do BlackBerry OS 6 lançado em abril passado, chamada BlackBerry OS 6.1. Segundo a RIM o sistema tem uma interface com o usuário mais fácil de usar e mais rápida, com um navegador web aprimorado com suporte a alguns elementos do padrão HTML5, como video, um sistema de buscas por voz e aplicativos extras pré-instalados.
Um dos principais destaques é o BlackBerry Balance, um sistema que separa informações pessoais de dados corporativos armazenados no aparelho, o que segundo a empresa dará aos usuários mais liberdade para que usem contas pessoais de e-mail, Facebook e Twitter sem comprometer a segurança de informações corporativas pela qual a plataforma é conhecida. O recurso funciona em conjunto com o BlackBerry Enterprise Server 5.0.3, e permite, entre outras coisas, que apenas dados corporativos sejam apagados de um aparelho, ou impedir a transferência deles para contatos pessoais.
Uma versão completa do aplicativo Docs to Go será inclusa com os aparelhos equipados com o BlackBerry OS 7, permitindo aos usuários trabalhar com arquivos do Word, Excel e PowerPoint, além de documentos no formato PDF, em seu smartphone deste o primeiro momento.
Infelizmente, nem tudo são flores. Segundo a RIM, as exigências de hardware do novo sistema operacional tornam impossível oferecer uma atualização de sistema para os aparelhos com BlackBerry OS 6 já no mercado.