Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Descubra se há um “carona” na sua rede Wi-Fi

Lincoln Spector, da PC World EUA 19-04-2011


Intrusos em sua rede sem fio podem roubar sua banda e até mesmo informações em computadores e discos compartilhados. Descubra se eles estão presentes e como se proteger.

Uma rede Wi-Fi desprotegida é um convite para que estranhos “peguem emprestado” um pouco de sua banda para acessar a internet. E eles podem pegar mais do que banda. Afinal, uma vez conectados à sua rede doméstica eles também terão acesso aos seus computadores, discos rígidos e impressoras compartilhados. Você deve se proteger.

Aumente a segurança
A primeira coisa que você deve fazer é se certificar de que ninguém consiga entrar em sua rede facilmente. Isso significa habilitar um protocolo de segurança, como o WPA ou melhor ainda, WPA-2. O procedimento muda de roteador para roteador, então o que posso lhe dizer é para consultar o manual. Geralmente o processo envolve digitar o endereço do roteador em uma janela de seu navegador para acessar uma interface de configuração via web.

Você vai precisar criar uma senha de acesso à rede, então escolha uma senha forte para evitar que seja descoberta facilmente. Não use seu nome ou o nome da rede como senha, e prefira misturas de números, letras maiúsculas e minúsculas. Mas lembre-se que você precisará digitar a nova senha em todos os computadores, smartphones, videogames e eletrônicos conectados da casa, o que pode ser um incômodo. Players de Blu-ray são especialmente problemáticos: os controles remotos são os piores dispositivos de entrada de senha que existem.

Encontre o penetra
Agora você já sabe como controlar quem tem acesso, mas ainda não respondemos à pergunta: como saber se há um hóspede indesejado na sua rede?


A resposta está, mais uma vez, na interface web de configuração de seu roteador. Em algum lugar dela, provavelmente em um menu chamado Wireless ou Status, você encontrará uma lista de todos os clientes wireless atualmente conectados. Você não conseguirá identificar quem é quem à primeira vista, mas verá quantos aparelhos fazem parte da rede. Com isso você já pode saber se tem alguém sobrando.


Mas antes que você perceba que há mais aparelhos do que deveria e entre em pânico, pense bem sobre os aparelhos que você tem em casa. Enquanto escrevia este artigo, meu roteador me disse que haviam cinco clientes conectados, e eu só consegui identificar quatro. Então descobri que o iPhone da minha filha estava com o Wi-Fi ligado.

Você pode identificar os clientes conectados através de seu MAC Address, um identificador único designado a cada aparelho conectado a uma rede. Para descobrir o MAC Address de um PC com Windows, por exemplo, clique em Iniciar, digite cmd no campo de pesquisa e tecle Enter. Depois digite o comando ipconfig /all e tecle Enter novamente. O MAC Address é listado como “Endereço Físico”.

Em smartphones Android o caminho é Configurações, Conexões sem fio e rede, Configurações Wi-Fi. Aperte o botão Menu e clique em Avançado. O MAC Address é listado como “Endereço MAC”. Em um iPhone ou iPad o caminho é Ajustes, Geral, Sobre. O MAC Adress estará listado no campo chamado Wi-Fi.

Se você se preocupa com “caronas” passados, o programa de configuração do router deve ter uma função de log (registro) onde você pode consultar uma lista dos clientes antigos.


Ter à mão o MAC Address de seus dispositivos tem uma vantagem extra: a maioria dos roteadores Wi-Fi tem uma função para permitir o acesso à rede apenas aos clientes com endereços conhecidos, adicionado uma camada extra de segurança além da senha.