Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como criptografar uma partição do HD

Encrypting hard disk partition

Autor original: Jesse Smith
Publicado originalmente no: distrowatch.com
Tradução: Roberto Bechtlufft
Pergunta do leitor preocupado com a privacidade de seus dados: Como posso criptografar uma partição?
Resposta: Para começar, precisamos de uma partição para trabalhar. Vamos presumir que você tenha uma partição livre no HD chamada sda4 (/dev/sda4). Se não houver uma partição sobrando, use uma ferramenta como o GParted para diminuir uma partição existente e criar uma nova no espaço liberado (lembre-se de sempre fazer backup de seus dados antes de mexer nas partições).
Agora que temos uma partição para nossos testes, vamos configurar a criptografia nela. Para isso usamos o comando cryptsetup, que prepara a partição. Se ele não estiver instalado, confira se o repositório de software permite instalá-lo. Não se esqueça de que você precisa ter privilégios de administrador no computador para realizar estes comandos. O primeiro comando configura a partição a ser criptografada:

cryptsetup luksFormat /dev/sda4

Aqui o sistema pede a senha que vai proteger seus dados, então escolha algo bem difícil de adivinhar, mas que seja fácil de lembrar. A próxima etapa é acessar a partição recém-criptografada e dar um nome a ela. Mais uma vez usamos o cryptsetup, desta vez para abrir a partição:

cryptsetup luksOpen /dev/sda4 confidencial

Será pedida a senha que você criou na etapa anterior. Se tudo correr bem, a partição criptografada em sda4 será aberta, e receberá o nome "confidencial". Agora, vamos gravar um sistema de arquivos do Linux nessa partição. Para isso, usamos:

mkfs.ext3 /dev/mapper/confidencial

Pronto, nossa partição está usando o sistema de arquivos ext3. Com a partição formatada, podemos seguir em frente e usá-la. Temos que criar um ponto de montagem:

mkdir /mnt/cripto

Agora podemos montar a partição:

mount /dev/mapper/confidencial /mnt/cripto

O sistema de arquivos em /mnt/cripto está pronto para armazenar nossos dados confidenciais. Acabado o trabalho, temos que desmontar a partição e fechar o dispositivo criptografado.

umount /dev/mapper/confidencial


cryptsetup luksClose /dev/mapper/confidencial

É importante fechar a partição, do contrário outra pessoa pode remontá-la sem precisar da senha. De agora em diante, para obter acesso aos dados criptografados, use:

cryptsetup luksOpen /dev/sda4 confidencial


mount /dev/mapper/confidencial /mnt/cripto

É claro que repetir esse procedimento a cada inicialização pode ficar meio entediante... portanto, se quiser montar a partição automaticamente e fazer com que o sistema peça a senha quando iniciado, inclua entradas nos arquivos /etc/crypttab e /etc/fstab. A entrada em /etc/crypttab pode ser mais ou menos assim:

confidencial /dev/sda4 none luks,check=ext3

E a entrada em /etc/fstab pode ficar deste jeito:

/dev/mapper/confidencial /mnt/cripto ext3 defaults 0 0

Obviamente, se você estiver realmente preocupado em esconder seus dados de curiosos, não é uma boa dar nomes como "cripto" e "confidencial" aos dispositivos e pontos de montagem. Isso é como fazer propaganda de sua partição criptografada. É melhor escolher algo bem sem graça, como "temp", "cdrom", "sys" ou outra coisa que não chame a atenção caso alguém esteja espiando a tela. Também recomendo a leitura do manual do cryptsetup (man cryptsetup). A documentação é bem organizada e oferece dicas e opções úteis.
Há outras coisas interessantes que você pode fazer para manter seus dados escondidos. Se estiver preocupado com a possibilidade de notarem sua partição e tentarem acessá-la, experimente uma tática diferente, como criar um dispositivo de loopback com um arquivo local e criptografá-lo. O arquivo de loopback pode ser armazenado em qualquer lugar, inclusive em um diretório oculto. Os mais paranoicos podem manter arquivos criptografados dentro de um arquivo criptografado e oculto. Mas, como sempre acontece nessas questões de segurança, exageros tornam as coisas mais inconvenientes do que realmente práticas.
Créditos a Jesse Smith - distrowatch.com
Tradução por Roberto Bechtlufft
http://www.guiadohardware.net/dicas/criptografar-particao.html