Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Opera 11 final já está disponível

Por Helito Bijora em 16/12/2010 em Curtas, Notícias

Depois de três releases candidates (RC) em menos de 24 horas, estava evidente que a versão final do Opera 11 chegaria muito em breve. Como esperado, o download já está disponível na página principal do site da Opera Software para os principais sistemas do mercado. Como já estamos carecas de saber, as principais novidades do Opera 11 são: agrupamento de guias; instalador mais compacto e com suporte oficial a instalação portátil; suporte a novos recursos em HTML5, entre outras novidades para desenvolvedores; nova barra de favoritos mais compacta e discreta; e destaque para o aguardado suporte a extensões, que funcionam de forma semelhante ao Google Chrome. Você está pronto?

Ontem começou a ser distribuído via atualização a tela de seleção de navegadores para Windows da União Européia. Graças a isso, o desenvolvimento do Opera 10.5 foi acelerado para que logo os usuários pudessem ter a versão 10.5 final, que pode competir com os outros navegadores sem problemas (a versão anterior era muito lenta em comparação a essa). Assim, foram lançadas, só ontem, 4 versões Release Candidate (um recorde talvez?) e hoje foi lançada a versão final, totalmente funcional e estável de acordo com a Opera Software.

Da versão Beta 2 para a final foram modificadas poucas coisas, sendo a maioria correção de bugs e erros em geral. Se você gosta de testar coisas novas ou está pensando em trocar de navegador, essa é uma boa oportunidade para testar o Opera, que agora está muito veloz batendo vários de seus concorrentes.

O Opera 10.5 vem com vários recursos novos, sem contar os que já existiam antes e que são muito bons. Veja abaixo alguns desses recursos:

•Motor javascript Carakan, o mais rápido já desenvolvido

•Navegação privada

•Novo visual, bem integrado com o XP e Seven

•Integração com novos recursos do Seven

•Suporte ao HTML 5

•Cliente de torrent integrado

•Speed Dial

•Widgets (nessa nova versão podem virar aplicativos de desktop)

•Opera Unite (seu computador é usado como servidor)

•Opera Turbo (acelera a navegação comprimindo imagens e outros dados)

•Opera Link (sincroniza favoritos, speed dial e histórico com o servidor do Opera)

•Opera Dragonfly (Similar ao Firebug do Firefox)

•Outros

Por enquanto o Opera 10.5 é exclusivo para o Windows e para baixa-lo você deve clicar aqui. Provavelmente logo teremos a versão final do Mac (já tem um Beta) e uma versão para o Linux.

[Atualizado] Baixe agora: Opera 11 RC

Atualização (15/12/2010 – 10h00) - Nem bem liberou o Opera 11 RC1 e já saiu a segunda versão Release Candidate. A atualização traz correções no recurso Tab stacking. Download aqui, para Windows, Mac e Linux.



A norueguesa Opera Software acabou de anunciar o primeiro candidato a lançamento (Release Candidate) do Opera 11, uma das últimas compilações de testes antes da aguadada versão final. O download já está disponível nos servidores da empresa, e traz apenas correções em relação ao beta liberado anteriormente.

Dentre as novidades da futura grande atualização do Opera, temos: ferramenta de instalação mais leve (apenas 8,8 MB, na versão para Windows), com opção de instalação “portátil”, que junta todos os arquivos necessários para o Opera funcionar em uma única pasta; e, finalmente, suporte a extensões.

Após instalado, basta acessar essa página para buscar por extensões, que são instaladas em um clique e funcionam de forma muito parecida com o Chrome. Por enquanto, a quantidade de extensões disponíveis é pequena. São pouco menos de 200, número facilmente diluído frente as galerias dos navegadores da Mozilla e Google.
 
Outra nova funcionalidade bastante interessante é o “Tab stacking”, ou agrupamento de guias numa tradução não literal. O recurso, como o próprio nome sugere, permite agrupar páginas de forma simples e rápida – algo parecido com o Tab Candy, do Firefox 4, porém mais objetivo e direto.
 
O download está disponível para Windows, Linux e Mac OS X. E não se esqueça: trata-se de uma versão para testes, programadores e entusiastas. Portanto, mantenha-o longe de ambientes de produção, a menos que esteja disposto a enfrentar bugs e incompatibilidades. Nesse caso, só não se esqueça de reportá-los a Opera Software.