Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nokia N8 arrebenta na câmera. Com ótimo design e recursos aparelho é o melhor da Nokia

Por Cauã Taborda, de INFO Online
 
A Nokia apostou forte no design de seu novo smartphone, o N8. Equipado com o Symbian^3, o novo aparelho é o modelo esportivo da fabricante e traz uma câmera de 12 megapixels, processador de 680 MHz, 512 MB de memória RAM, slot para cartão microSD e um corpo único de alumínio, que não permite remover a bateria. A tela de 3,5 polegadas responde muito bem aos toques e na representação de cores. Mas, assim como outros smartphones top de linha, seu preço é elevado. O Nokia N8 é encontrado por 1.417 reais.

Corpo metálico de peça única, botões metálicos, diversas cores e um design elegante. O N8 representa uma evolução na Nokia, tanto em design como para o sistema operacional. O smartphone é o primeiro equipado com o Symbian^3. O novo sistema apresenta um visual mais apurado, com ícones mais bonitos e funcionamento simples. Mas fica devendo em usabilidade. Alguns detalhes tornam seu uso mais complicado e não tão intuitivo como no Android e iOS.

Além de problemas como a sincronia de e-mails e agenda, o sistema requer mais cliques para enviar e-mails, digitar um endereço no navegador, etc. Nos sistemas concorrentes esse uso é mais fluido, não exigindo tanto do usuário. Pegando carona na onda iOS e Android, o Symbian^3 traz 3 áreas de trabalho. Todos os itens exibidos e menus podem ser configurados ao gosto do usuário.

Ele depende da loja de aplicativos Ovi Store, mas oferece algumas apps já instaladas, como atalho para as versões web de Orkut e YouTube, editor de vídeos, transmissor FM, OviMaps e um dicionário em inglês, mas que oferece outros idiomas para download. O N8 também oferece integração a redes sociais pelo serviço Ovi. Ele também pode ler arquivos do Microsoft Office com o QuickOffice, mas não é possível editar. Ele também traz um leitor de PDF.

Um ponto forte da interface, e também do hardware, são os recursos multimídia. O player de mídia traz um visual no estilo “cover flow”, que apresenta as capas dos discos e miniaturas dos vídeos em um menu deslizante. O N8 traz uma entrada P2 para fone na parte superior, ao lado de uma saída HDMI.

Câmera, ação!

Durante muito tempo os aparelhos da Nokia são referência em câmeras e qualidade na captura de imagens e vídeos. O N8 retoma essa posição e entrega excelentes resultados com sua câmera de 12 megapixels (fotos de 4.000 x 3.000 pixels), que faz vídeos em 720p a 25 quadros por segundo. A câmera dele já foi utilizada na produção de um curta-metragem, que afirma ser o menor filme (em escala) de stop-motion do mundo.

Nos testes do INFOlab, tanto em estúdio como em ambientes externos, a câmera se comportou muito bem e fez fotos com boa qualidade. Os tons são naturais e as imagens apresentam boa nitidez. Outro ponto positivo é o flash potente, garantindo a captura em ambientes pouco iluminados.

A saída HDMI facilita a exibição dos vídeos em televisores. Para transferir os arquivos para o computador ele conta com uma miniUSB lateral, localizada abaixo dos controles de volume.

Para se conectar à internet e outros dispositivos o smartphone conta com Wi-Fi e Bluetooth 3.0. Para não enroscar nos mapas ele conta com GPS com A-GPS.

Bateria na média

Na sua função principal, que acredite se quiser ainda é fazer ligações, o N8 se comporta muito bem. O volume é alto e o som bastante nítido. A duração de bateria está de acordo com a média dos smartphones. No teste do INFOlab ele cravou 10h10min de voz. O resultado é inferior ao BlackBerry Torch 9800, que aguentou 12h18min, mas supera iPhone 4, Galaxy S e outros.

O Nokia N8 é um aparelho com grandes qualidades. A maior delas é sem dúvidas a sua câmera, mas a sensibilidade da tela, uma das melhores que já passou pelo INFOlab, acabamento elegante e recursos multimídia também despertam o interesse. Seu grande problema é o Symbian^3, que mesmo tendo apresentado uma evolução em relação ao antigo sistema, ainda precisa evoluir muito para se equiparar com Android e iOS. A quantidade de aplicativos da OviStore também não é das melhores, mas a Nokia promete ampliar o interesse dos desenvolvedores.