Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ciência, Engenharia da Computação ou Sistemas de informação. Qual a diferença entre os cursos?


Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação são os cursos mais conhecidos nas universidades e faculdades que oferecem graduação em computação. Mesmo assim, não é difícil encontrar estudantes interessados pela área que não sabe qual curso deles irá fazer, essa dúvida deve-se ao fato de que na maioria das vezes eles não sabem distinguir as diferenças de cada um deles. 


Os nomes dos cursos são parecidos, e todos obviamente estão ligados à informática, porém, é muito importante conhecer bem o diferencial de cada um para os alunos não tenham uma decepção ao descobrir que o curso escolhido não é exatamente o que gostariam de fazer. Abaixo as diferenças:


Ciência da Computação

O curso também é conhecido como "ciências da computação" por algumas universidades ou faculdades. O curso aborda de maneira aprofundada os conceitos e teorias da computação, dando uma sólida formação em áreas como estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outras. Quem escolher essa área irá trabalhar essencialmente com software e que tem um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculo. 


O estudante de Ciência da Computação estará preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente, podendo ser comercial, industrial ou mesmo científico. Os alunos que se formam neste curso tem uma grande variedade de carreiras profissionais que poderão seguir, já que a computação é aplicada em diversas áreas do conhecimento. O profissional em Ciência da Computação basicamente analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e instala sistemas de computação. O trabalho desenvolvido por estes profissionais atende áreas simples como programas simples de estoque como também atende áreas mais complexas como a da medicina e pesquisas espaciais.



Grande parte das pessoas que possuem graduação em Ciência da Computação segue carreiras ligadas ao desenvolvimento de software, que abordam a especificação, modelagem, codificação, teste e avaliação de sistemas de software. No entanto, outros segmentos podem ser seguidos, como segurança da informação ou estrutura de redes, Internet, Web e computação móvel, entre outros. 


Engenharia da Computação



Esse curso possui muitas semelhanças com o curso de Ciência da Computação, sendo que, possui muitas disciplinas em comum. Em decorrência disso, alguns países não fazem distinção entre os dois cursos. O Brasil é um dos países que fazem a distinção. A área de engenharia da Computação trabalha mais com hardware, sendo que, a Ciências da Computação prioriza o software. Os profissionais em Engenharia da Computação se tornam aptos a projetar e a implementar tecnologias de hardware e software em equipamentos, aplicações industriais, redes de comunicação. O Engenheiro da Computação atua principalmente em projetos de redes de empresas locais ou em larga escala tais como campus universitários e também em projetos de automação industrial e também no desenvolvimento de sistemas de segurança.


Sistemas de Informação



Esse é um curso focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. O profissional da área é capaz de planejar e organizar o processamento, armazenamento e a recuperação de informações. O profissional ainda adapta, cria e instala programas com a finalidade de facilitar as consultas e administra redes. O profissional trabalha também nas redes internas das empresas e outras instituições. Na internet, ele é responsável por montar e gerenciar bancos de dado. O profissional ainda pode criar e desenvolver páginas na Internet, um trabalho que exige bom gosto e criatividade. O mercado para o profissional da área é bastante amplo, pode trabalhar em empresas públicas e privadas, como também na indústria e comércio. Um dos quesitos para o sucesso do profissional é dominar a língua inglesa, já que, muitos dos programas estão em inglês. Basicamente, o profissional de Sistemas de Informação é mais focado em aplicar recursos de computação na solução de problemas, especialmente de atividades corporativas, do que desenvolvê-los. 



Para àqueles que estão interessados em fazer algum dos cursos acima, preparem-se, pois o mercado apesar de ser muito amplo é bastante rigoroso na escolha das profissionais. Buscas os mais preparados e atualizados. 



Deste modo, aos futuros profissionais da área, procurem ao máximo as informações na escolha do curso e depois estudem bastante, mantenham-se sempre a par das novidades, pois um bom profissional está sempre conectado as evoluções do mundo.

FONTE: Oficina da NET

Processador, DUAL CORE, CORE-2-DUO e QUAD CORE, qual a diferença?


Ainda é normal existir dúvidas sobre a diferença dos processadores. Sintetizando, Dual Core é qualquer processador que possui dois núcleos; Core 2 Duo, trata-se de uma marca de processador da fabricante Intel e Quad Core difere-se dos demais por possuir quatro núcleos.
DUAL CORE


Dual Core, em português “núcleo duplo”. Este processador trabalha como se tivesse dois núcleos, porém, ele conta com apenas um núcleo. Poderíamos dizer que é uma máquina com dois processadores, assim, é possível processar, com bom desempenho, mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O Dual Core é fundamental quando o usuário precisa usar dois tipos de aplicativos, como vídeos, jogos, programas de imagens, etc.
       

Notamos que a principal vantagem de usar esse processador é o seu grande desempenho em rodar muitos aplicativos pesados ao mesmo tempo. Deste modo, é excelente para pessoas que possuem o hábito de abrir várias páginas, ouve música e ainda realiza outras atividades simultaneamente.O processador Dual Core trabalha com freqüência de até 2,2GHz e FSB de 800Mhz. Ele ainda traz cachê de L2 de até 4 MB.

CORE-2-DUO


Este processador combina velocidade de processamento com baixo consumo de energia. Igualmente ao processador Dual Core, o processador Core 2 Duo também possui dois núcleos, porém, o grande diferencial deles é a diferença de consumo de energia, sendo que, o Core 2 Duo é mais econômico. O Core 2 Duo trabalha com freqüência de até 3Ghz e FSB de 1333Mhz. O processador ainda possui cachê L2 de até 6 MB. A redução de energia comparada aos seus antecessores deve-se ao fato de possuir novas tecnologias, não disponíveis nos demais. Um exemplo disto é o chamado Execute Disable Bit e Enterprise Security, estes, são processos que inibem a execução de códigos maliciosos de ataques do tipo buffer overflow. A virtualização assistida por hardware também é uma inovação no Core 2 Duo. Estima-se que a performance do Core 2 Duo chegue a 40% acima do Dual Core.


Deste modo, é possível concluir que o processador Core 2 Duo é mais eficiente. Ele tem a capacidade de suprir mais atividades pesadas que seu antecessor e ainda consumir menos energia. Segundo a Intel, um Core 2 Duo é indicado para:
  • Maximizar a produtividade para usuários e multi-tarefas;
  • Várias aplicações de Tecnologia e Informação rodando em background;
  • Software de colaboração e aplicações exigentes.
QUAD CORE

Este processador possui a mesma tendência do Dual Core. No entanto, antes os processadores possuíam dois núcleos, o Quad Core, possui quatro. A diferença dos demais não está apenas no número de núcleos, mas também no tamanho da memória interna, que está relativamente maior. A tecnologia Quad Core de processadores faz com que ele obtenha 4 núcleos, aumentando a velocidade de processamento por pulso de clock distribuindo assim, o processamento de dados entre os núcleos, fazendo que ganhe um maior desempenho. O clock pode alcançar até 3.33Ghz. Em overclocking, com cooler de ar, até 4.0 Ghz, e com cooler de refrigeração baseada em água até 5Ghz. Com refrigeração a nitrogênio líquido, obviamente somente em experimentos, já foram alcançados 6.00 Ghz.

Cada empresa que possui os processadores de quatro núcleos os intitularam com nomes diferentes. Para a Intel, Quad Core, e para a AMD, Phenom X4. Ambas as empresas procederam de maneira diferente quanto a memória, porém, as duas possuem um bom desempenho.

FONTE: Oficina da NET