Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 28 de agosto de 2010

Geforce GTX 480 vs. Radeon HD 5870: Qual escolher?

Este artigo é uma colaboração do leitor Ricardo Fernandes, revisado por Abel Alves. Agradecemos! Deseja colaborar também? Envie um e-mail para pauta@guiadopc.com.
Placas de vídeo são essenciais para o desempenho dos computadores quando falamos de jogos e aplicativos gráficos. São elas quem ditam a qualidade das imagens, bem como a velocidade de exibição das mesmas ao rodar um aplicativo. Muitos usuários não sabem como escolher a placa de vídeo ideal. Já faz um tempo que não conseguimos acompanhar o ritmo das atualizações dos modelos. A frequência de lançamentos de novas placas aumenta a cada ano e, por isso, é interessante escolher uma placa que não precise de atualização a todo o momento.
Atualmente, a briga pelo topo do mercado se limita a dois grandes fabricantes de chips gráficos. Nvidia e ATI/AMD duelam a cada lançamento, oferecendo cada vez mais tecnologia e potência em suas criações para que os usuários escolham a melhor opção e aumentem ainda mais este duelo mercadológico. As “Geforces” (da Nvidia) e as “Radeons” (da ATI/AMD) estão aí à disposição dos clientes.
Dois modelos recentes que se destacam e geram dúvidas nos usuários de computador são a Geforce GTX 480 e a Radeon HD 5870. Ultrapassando a marca de 1 GB de memória e com chips gráficos bastante avançados, ambas apresentam ótimos resultados. E a pergunta que qualquer consumidor mais exigente faz é: “Qual escolher?”.
Assim como em outras guerras entre empresas do mesmo segmento, como Apple vs. Microsoft, Sony Playstation vs. Nintendo Wii, Intel vs. AMD etc, há o grupo de fãs que ignoram qualquer comparativo e análises que decidam por um lado ou pelo outro. É natural que alguns consumidores simpatizem com certas marcas e adotem uma certa fidelidade a elas.
Se este não é o seu caso, acompanhe um comparativo interessante para ajudar você na decisão de adquirir um destes modelos. A análise do desempenho vai facilitar na hora da escolha
Entendendo as métricas
Atualmente, na maioria das vezes, as placas de vídeo são analisadas em função de seu desempenho em jogos. Com a entrada dos videogames da nova geração, a exigência dos computadores em manter uma certa concorrência para os consoles aumentou bastante. Os games, portanto, melhoraram muito na parte gráfica e técnica, exigindo máquinas superpotentes.
A unidade básica utilizada para medição do desempenho em jogos é o FPS (frames per second – quadros ou “telas” por segundo). Em termos técnicos, o número de FPS é uma unidade de medida da cadência (frame rate – número de FPS) de um dispositivo qualquer. O frame rate é a medida da freqüência que um processamento gráfico consegue exibir imagens (quadros) consecutivas.
Ou seja, quanto mais FPS apresentados pela máquina ao rodar um jogo, melhor será sua jogabilidade em termos gráficos e em usabilidade, afinal, se um jogo “engasga” na hora de exibir as imagens, acarretará problemas na movimentação.
Para jogar um jogo de forma razoável, o mesmo deve conseguir exibir quadros numa taxa entre 30 e 60 FPS. Menos que isso e temos perdas gráficas consideráveis, ainda que se consiga jogar sem “travamentos”.
O confronto
Referência em termos de tecnologia e computação, o site Techspot promoveu recentemente um estudo. Escolhendo alguns dos jogos mais potentes da atualidade, o confronto colocou frente a frente as duas placas, testando seus desempenhos nas configurações máximas, utilizando drivers atualizados.
Conclusão
Se analisarmos os dados médios, em vermelho, dá pra constatar uma leve vantagem para a GeForce GTX 480. Muito por sua tecnologia e maior poder gráfico (geralmente, esse modelo possui 1,5 GB de memória, contra 1 GB da Radeon).
Mas há alguns pontos interessantes. O preço é o principal. O valor da placa da Nvidia é mais alto que o “brinquedo” da ATI. Fazendo uma pesquisa rápida pelos sites de vendas, a GeForce custa de US$ 50 a 100 a mais que a concorrente, apresentando resultados um pouco acima apenas da rival.
O Techspot levantou ainda outro ponto: o consumo. A GeForce, por arrancar mais desempenho dos jogos, gera um consumo maior para o seu computador. Certamente, o aquecimento de sua máquina também será afetado. São detalhes que fazem a diferença na hora da compra. O perfil do usuário varia bastante, por isso é importante ficar ligado no que circula a placa de vídeo. De nada adianta comprar a mais cara, a mais potente, a que se saiu melhor nos testes, se o restante de seu computador não está preparado para agüentar o tranco.
No final, fica mesmo a decisão pessoal. Se tiver condições totais (financeiras e técnicas) para ter o melhor do hardware atual, aposte na GeForce. Caso queira desempenho parecido, com menor custo, vá de Radeon. De qualquer forma você estará muito bem servido.

Eleições: redes sociais dão mostras de saturação

Publicado em: 27 de agosto de 2010 Leituras: 272 Canal: Internet Autor: Redação Oficina da Net

Torna-se cada vez mais notório, nas redes sociais da internet, o quanto as atuais eleições vêm se tornando um fator de fastio e de monotonia para muitos. Há meses já se ouvia queixas nesse sentido, mas ultimamente até pessoas que acompanham o cenário político e gostam de discutir o tema têm reclamado.
Indicado por: Joe Lage.
Autor: Mauricio Caleiro