Cumprindo o cronograma, a Canonical liberou há pouco o primeiro beta do Ubuntu 11.04, também conhecido como Natty Narwhal. Essa versão do sistema traz mudanças importantes e deixa um gostinho do que está por vir em abril, quando o novo Ubuntu será lançado.
A aposta da empresa africana para Natty Narwhal é no Unity como interface gráfica padrão. Lançado em outubro passado com o Ubuntu Netbook Edition, o Unity é um novo ambiente desenvolvido pela Canonical e otimizado para telas pequenas. A interface recebeu alguns ajustes, ganhou novos recursos e foi “promovida” a edição principal do sistema, para desktops.
Outras mudanças incluem: Firefox 4 como navegador padrão; Linux Kernel versão 2.6.38; X.Org 7.5; novo menu de som, com informações sobre a música que está tocando e integração com os principais players; LibreOffice 3.3.2 como suite padrão; Banshee 1.9.4; e assistente de instalação ainda mais simples.
Uma novidade interessante e que merece destaque é a possibilidade de testar programas sem precisar instalá-los no computador. Basicamente, basta clicar em um botão para que o aplicativo seja aberto na tela da sua máquina. O programa, na verdade, é executado em um servidor remoto, e para que o recurso funcione de forma satisfatória é necessário possuir uma boa conexão com a Internet. No momento, apenas alguns programas da Central de Software do Ubuntu estão disponíveis para “test drive”. Esperamos que o catálogo seja ampliado até a versão final do sistema.
Anote em sua agenda: o Ubuntu codinome Natty Narwhal, ou simplesmente 11.04, deve ser lançado no dia 28 de abril. Antes disso, porém, uma segunda e última versão de testes (beta 2) está agendada para o dia 14 de abril.
Atualmente a última versão estável do Ubuntu é a 10.10, que pode ser baixada gratuitamente do site da Canonical, via torrent ou servidor HTTP, em versões para desktop, servidor e netbook — por pouco tempo, já que a edição será extinta com o Natty Narwhal.
Informações e imagens: Softpedia.