Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tecla Windows: veja do que ela é capaz

Pouco utilizada pela maioria, tecla Windows (apelido na informática de WINKEY) pode facilitar a sua navegação:

Tecla Windows. Ela nunca foi tão útil quanto nessa nova versão do sistema operacional. Nas versões anteriores, algumas combinações já eram possíveis, mas agora, ela ganhou outras funções que facilitam o manuseio e fazem com que o usuário ganhe tempo. Quer ver?
Experimente a combinação Windows + seta para a direita. A janela que estava em primeiro plano vai, automaticamente, para a metade direita da tela. Selecione outra janela e, dessa vez, aperte Windows + seta para a esquerda. Veja só. A tela ficou dividida ao meio, com cada janela para um lado. Isso é ideal para quem gosta de utilizar duas aplicações ao mesmo tempo. A combinação Windows + seta pra cima maximiza a janela, e Windows + seta pra baixo minimiza o que estava em primeiro plano. 

Se o botão Windows for apertado junto com a tecla de espaço, todas as janelas somem da tela e a área de trabalho é mostrada. Isso é muito útil caso você queira ver algo que esteja no desktop, sem precisar minimizar uma por uma. O mesmo efeito pode ser conseguido ao repousar o mouse aqui, no cantinho direito. Agora, experimente clicar em alguma janela e chacoalhar o mouse. Olha só. Tudo é minimizado, menos o programa selecionado. Legal, né? Isso também pode ser feito via teclado, apertando simultaneamente os botões Windows e Home.

Agora, com o Windows 7, cada item na barra de tarefas é associado a um número. O mais perto do botão iniciar é o 1. O item logo em seguida é o 2, e assim sucessivamente. Se você apertar a tecla Windows + algum número, aquele programa vai para o primeiro plano. Já a combinação Windows + Shift + algum número vai executar uma nova janela daquela aplicação. Windows + T e você percorre pelos itens da barra de tarefas. E se você tem problemas com letras pequenininhas.

Como adicionar memória RAM ao seu laptop

Como adicionar RAM ao laptop

Se você nunca mudou de um micro de mesa para um laptop, a experiência pode ser libertadora. Embora alguns possam gostar de ter um espaço individual no qual trabalhar no computador e organizar arquivos físicos e digitais, um desktop pode fazê-lo sentir-se preso ao lugar. Ele depende de tomadas 100% do tempo, e carregar todos os seus componentes de um lugar para outro tampouco é conveniente.


© iStockphoto.com/lizchen
Para uns, adicionar mais memória RAM ao laptop pode parecer uma tarefa assustadora. Por onde começar?

Os laptops, ou notebooks, ou micros portáteis, contudo, funcionam com energia de bateria e, uma vez suficientemente carregados, podem operam em qualquer lugar para onde você carregá-lo. Eles são pequenos, finos e leves, assim se você quiser deitar-se no sofá ou trabalhar em um café, os laptops são portáteis e fáceis de usar.
Mas a única real diferença entre um laptop e um micro de mesa é como eles são montados. Um laptop tem os mesmos hardware e acessórios que um desktop, como tela, teclado, microprocessador, memória, disco rígido e uma série de ventoinhas para resfriar o sistema. Tudo é apenas arranjado de maneira diferente, já que precisa caber em um pacote muito menor. Isso quer dizer que à medida que você criar mais arquivos, adiciona mais imagens, carrega mais músicas e usa mais programas simultaneamente, você vai experimentar algo que muitos usuários de laptop lamentam - tempo de inicialização lento e performance preguiçosa.
Tipicamente, o culpado por trás de qualquer questão de desempenho é a quantidade insuficiente de memória RAM (Random Access Memory). Embora alguns usuários tremam só de pensar em adicionar memória RAM pelo fato de o desenho do laptop não ser tão direto qiando o de um micro de mesa, colocar mais memória - ou fazer o upgrade de memória - no sistema é a solução mais fácil e barata para aumentar o desempenho do seu laptop.


Então, o que exatamente você está fazendo quando você adiciona RAM no seu sistema? Como você escolhe a RAM certa? E, uma vez com o laptop aberto, como você instala a RAM corretamente?
Escolhendo a RAM
Quando a maioria das pessoas se refere à memória de computador, está falando de memória de acesso aleatório, ou RAM. A RAM é importante para a unidade central de processamento (CPU) do seu laptop, porque permite que você rode vários programas ao mesmo tempo sem muita interrupção. Mas como você sabe se precisa de mais RAM?

© iStockphoto.com/ilmwa555

Cada um tem uma necessidade para seu laptop. 
O que você deveria olhar quando for comprar mais RAM?

Felizmente, adicionar RAM no laptop é, provavelmente, o método mais fácil e barato de turbinar o desempenho do computador. Até trocar a CPU do seu laptop pode não fazer tanto quanto adicionar RAM. Mas se você fizer uma pequena busca no tópico RAM, vai entrar vários tipos e muitos tamanhos diferentes disponíveis. Então, qual é a RAM certa para o seu computador?
O sinal revelador da pouca memória é a performance lenta. Geralmente, quando você compra um novo laptop, leva pouco tempo para inicializar o sistema e rodas os programas existentes. Mas à medida que você armazena arquivos e realiza mais tarefas ao mesmo tempo, as coisas começam a ficar lentas. Se você inicializar seu sistema e levar vários minutos para tudo funcionar direito, há chances de você precisar de mais RAM.
Antes de tudo, você vai precisar conhecer o desempenho do seu computador e perguntar-se que tipo de trabalho você vai fazer. Se você joga muito game no seu laptop ou roda vários programas que exigem muito poder de processamento, você vai querer uma boa quantidade de RAM - 2 GB ou mais. Se você está usando seu notebook para o trabalho diário, simplesmente, você provavelmente não precisará adicionar mais do que 512 MB.

Escolhido o tipo de memória, como colocá-la no laptop?
Adicionando a RAM
Agora que você já comprou o módulo de memória necessário, está na hora de adicioná-lo ao seu computador. Antes de começar, certifique-se de que seu laptop está completamente desligado e desplugado de qualquer fonte de energia para o bem da segurança. Também é recomendado que você use uma pulseira anti-estática enquanto estiver lidando o módulo de memória.


© iStockphoto.com/miws16

Pode parecer difícil, mas tudo o que você precisa para adicionar mais RAM ao seu laptop está na sua frente quando você abre a máquina

Você agora vai precisar localizar a porta do compartimento de memória. Diferentes fabricantes colocam esses slots em lugares diferentes, mas,  na maioria dos laptops, você vai encontrar essa pequena porta na parte de baixo da máquina. Usando a chave de fenda apropriada, abra a porta e dê uma olhada dentro. Geralmente há dois slots para a RAM. Se os dois slots estiverem ocupados, você vai ter de remover um dos módulos e subsitui-lo pelo módulo com mais memória para fazer o upgrade de RAM do laptop. Você pode remover o módulo pressionando os pequenos clipes ejetores que seguram o módulo no lugar. Se um dos slots estiver vazio, você pode simplesmente colocar o novo módulo nesse slot. Adicionar o módulo é bastante fácil - é só deslizá-lo no lugar e dar um pequeno empurrão. Ele vai encaixar direito com a ajuda dos clipes. Mais uma vez, sua experiência pode ser diferente dependendo da empresa que fez o seu computador. Por isso, cheque o manual do proprietário ou o suporte online antes de começar a abrir o laptop.
Agora que tudo está no lugar, coloque a porta de acesso e ligue o computador. Se tudo foi feito corretamente, seu laptop deverá reconhecer a memória extra automaticamente. Você vai ver que seu computador irá reiniciar muito mais rápido, rodar aplicações mais facilmente e alternar entre programas em menos tempo.