Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Notebook: Dicas para comprar um.

Atualmente ter um notebook facilita muito a vida das pessoas. Os usuários que querem praticidade e estar sempre conectadas à internet, nada melhor que possuir um notebook. Obviamente que existem outras tecnologias possíveis para navegação na internet, no entanto, para mim, ter um notebook ainda é primordial.
Abaixo uma lista de dicas importantes para quem pretende adquirir um notebook:



1. Tenha certeza do uso que quer dar ao notebook

Primeiramente você precisa saber onde quer usar o seu notebook. Caso seja no trabalho, talvez precise de algo mais sofisticado, com mais memória. Se for para uso doméstico, para realizar pequenos serviços e acesso à internet, as exigências são menores.


2.Escolha um bom processador
O netbook é quem comanda o notebook, geralmente não pode ser trocado. Assim, sempre escolha um processador com boa capacidade. Evite comprar um notebook com processador Celeron ou Sempron (acredite, ainda vendem estes processadores), pois a capacidade é baixa.


3.Sistema Operacional
Este é o sistema que controla todo o computador. O Windows é uma excelente opção para pessoas que precisam de uma interface conectada diretamente com o software e necessitam fazer trabalhos com gráficos e projeções, pois é muito seguro. Para tanto, para pessoas que trabalham com programas de gráficos como engenheiros, arquitetos e outras modalidades o ideal é usar o Windows Seven (7) ou o Windows Server 2008.


4.Memória RAM
Ao comprar um notebook você precisa estar atento ao padrão de mercado. Então, se possível, adquira uma máquina com a capacidade maior que o ideal, assim o desempenho não será prejudicado caso queira inserir aplicações mais pesadas e ainda terá uma boa capacidade no futuro.


5.Opte por uma netbook com maior duração
Antes de efetuar a compra do notebook não esqueça de saber o tempo de duração da bateria. Geralmente quem opta pela compra de um notebook pretende usá-lo bastante com a bateria. Para tanto, escolha notebooks que possuam bateria de seis células ou mais, pois elas costumam durar mais. Outra boa escolha é optar pela máquina que tiver mais de uma bateria disponível, assim, você não ficará na mão caso precise realmente ficar longe de uma tomada.


6. Unidade de CD/DVD
Atualmente não é difícil encontrar notebooks que não possuam unidade de CD/DVD, principalmente nos modelos mais compactos. Com a popularização de pendrives, estes que são conectados em portas USB, e leitores de cartões de netbook em laptops, o uso de CDs ou DVDs para armazenamento de dados já não é mais muito usado, sendo assim, drives de CD/DVD já não são mais tão importantes. No entanto, para quem faz questão, é necessário observar se a unidade não apenas lê, mas também grava CD e DVD. Também é válido investir um pouco mais e adquirir um notebook com drive de Blu-ray.


7. Rede (sem fio, com fio, modem etc.)
Praticamente todos os notebooks possuem suporte à rede sem fio. No entanto, apenas verifique se o padrão é o 802.11g (54 Mbps) ou superior. Caso o comprador trabalhe em uma grande empresa é importante haver uma conexão de rede com fio. Também é interessante que o notebook possua um modem interno, para linha telefônica, assim, pode ser usado em emergências. Possuir uma conexão Bluetooth é uma boa alternativa, pois permitirá conexão com dispositivos sem fio como celulares, impressoras e outros dispositivos.


8. Peso do notebook
As pessoas que carregam um notebook para todos os lugares, ou mesmo somente da casa para o trabalho sabe o quanto é importante o peso da máquina. No entanto, sabemos que um notebook dificilmente pesa menos de 3 quilos. A única alternativa para quem quiser uma máquina leve é optar por um netbook. Podemos encontrar notebooks avançados e que pesam pouco, porém o preço costuma ser mais elevado.


9. Observe o tamanho da tela
Sabemos que quanto maior a tela, melhor a visualização. Porém, quanto maior a tela, maior também é o tamanho e o peso do notebook e, de modo geral, o consumo de energia aumenta. Por isso, escolha uma tela de acordo com sua necessidade. Se o notebook for somente para usar em casa, ocupando pouco espaço, opte por uma tela menor. Portanto pra quem passa horas na frente da máquina a trabalho, possivelmente irá querer uma tela maior. Na compra, também é possível optar por notebooks com telas widescreen, elas são mais largas horizontalmente e podem ser úteis em diversas aplicações, com nas visualizações de filmes ou de planilhas. Uma tela ideal é a 15.6 widescreen.


10. Conectividade
Em qualquer computador é imprescindível ter portas USB. Nos notebooks, o mínimo necessário são duas portas, assim você pode conectar impressoras, câmeras digitais, MP3-players, mouses, entre outras coisas. Porém, na hora da escolha, se possível, opte por três portas. Mesmo não sendo essencial, vale a pena contar com uma porta HDMI. Ela permite exibir imagens de alta definição do notebook para um televisor LCD ou para um projetor.


11. Marca
Os principais fabricantes de computadores oferecem bons modelos de notebooks. Entre eles, temos: HP, Lenovo, Dell, Toshiba, Asus, Sony, Apple e Acer. As empresas citadas, no geral oferecem notebooks com recursos bem satisfatórios. No entanto, na hora da finalização da compra não deixe de saber se a netbook desejada possui uma boa rede de assistência técnica; confira o prazo de garantia, a legislação brasileira exige garantia de, no mínimo, três meses, então, não adquira notebooks que tenham o prazo menor que um ano; fique atento se o equipamento de seu interesse não possui uma tecnologia obsoleta; pesquise sempre entes da compra, seja na internet ou mesmo com as pessoas que você conhece.