Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Microsoft pede que usuários abandonem o Windows XP

PCWorld EUA
12-07-2011
(Jared Newman)
"A jornada foi ótima, mas é chegada a hora de seguir em frente", afirma executivo. Suporte ao sistema expira em 2014.
A contagem regressiva começou: em até mil dias, o Windows XP será aposentado. Por conta disso, a Microsoft tem aumentado a pressão sobre seus clientes para que abandonem o persistente SO, que está prestes a completar dez anos de idade.
“O Windows XP teve uma jornada incrível e milhões de usuários são gratos a ele. Mas é chegada a hora de seguir em frente”, afirmou Stephen Rose, administrador de redes sociais da gigante, via blog oficial.



A Microsoft deixará de suportar o sistema em abril de 2014. Atualizações de segurança e updates de softwares nativos não serão mais oferecidos, deixando-o vulnerável a ataques. Atualmente, ele já está sujeito a um programa limitado, já que apenas patches essenciais para a sua proteção são entregues. O Internet Explorer 9, por exemplo, não é compatível.
Além da maior segurança e do suporte garantido, há outras razões para que os consumidores migrem para o Windows 7: facilidade para compartilhar arquivos via HomeGroup, e e conteúdo a partir do Media Player e do Media Center; ferramenta de backup automático aprimorada, e interface que melhora a experiência do usuário – como uma nova barra para guardar seus aplicativos favoritos.
No entanto, a grande dificuldade da Microsoft é convencer o mercado corporativo a abandonar o XP. Citando um relatório do instituto Gartner, a companhia de Redmond alerta que as empresas que não iniciarem o processo até o começo de 2012 não o completarão até o segundo semestre de 2014 – quando o suporte já terá se extinguido. Na página, há também um link onde as empresas podem calcular o quanto, supostamente, estarão economizando caso migrem para o 7.
As coisas, porém, estão ficando mais complicadas. Tanto usuários domésticos quanto grandes corporações podem estar esperando pelo Windows 8, especulado para o começo do ano que vem – embora a data oficial ainda não tenha sido revelada.
A Microsoft, naturalmente, deseja que os clientes atualizem o software o quanto antes. Na Conferência Mundial para Parceiros (WPC), Tami Reller, diretor de marketing, destacou que o próximo SO não exigirá mais da máquina do que o atual, ou seja, novos computadores não precisarão ser adquiridos. Isso pode até surtir efeitos para o mercado corporativo, mas usuários domésticos, provavelmente, aguardarão para ver o que a interface sensível ao toque do Windows 8 tem a oferecer.

terça-feira, 12 de julho de 2011

A-Patch ganha compatibilidade com novo Windows Live Messenger

Publicado em  por Helito Bijora

O Messenger e outros produtos do Windows Live Essentials passaram por uma atualizaçãodiscreta na última semana. Dentre as novidades, temos suporte ao protocolo SSL no Mail e melhorias na qualidade de som e imagem no Live Messenger.
Por enquanto, o nova versão só está disponível para download no site oficial; até o final do mês, uma atualização deve ser enviada a todos os usuários via Windows Update. A equipe responsável pelo A-Patch, porém, saiu na frente e já compatibilizou o utilitário com a última versão do Messenger.
Para quem ainda não conhece, o A-Patch é um dos melhores “add-ons” para o mensageiro da Microsoft. Entre aspas, pois ao invés de adicionar mais ferramentas, o aplicativo se propõe a remover recursos inúteis e algumas limitações. Dentre as várias opções do A-Patch, destacamos:
  • Remoção dos anúncios da janela principal e de conversação;
  • Remove restrição de transferência de apenas 3 arquivos simultâneos;
  • Remove o balanço da janela em chamados de atenção;
  • Habilita possibilidade de abrir mais uma instância do messenger;
O melhor de tudo é que você pode escolher quais opções quer aplicar e, caso não goste do resultado, ainda pode voltar atrás a qualquer momento. Outra vantagem do A-Patch é que, além de trazer a interface traduzida para o português, exibe um preview do que cada opção fará.
O  Yahoo! Messenger é o seu mensageiro padrão? Na página de downloads, você também pode baixar o A-Patch para o messenger da Yahoo!, versões antigas do Live Messenger e até mesmo para o “extinto” MSN Messenger.
Gratuito, leve e prático. Sem dúvidas, um aplicativo essencial!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Provedores americanos passarão a penalizar downloads ilegais

Usuários flagrados baixando arquivos ilegais receberão diversas notificações, podendo ter a conexão interrompida em caso de reincidência.


Segundo reportagem do The New York Times, serão enviados diversos avisos aos usuários antes de medidas mais drásticas entrarem em vigor. Caso uma notificação seja ignorada, os provedores podem tomar uma série de providências na tentativa de evitar a realização de novas transferências ilegais.
A nova medida não permite que os provedores encerrem a conta de quem for pego baixando músicas e filmes protegidos por direitos autorais, tendo como objetivo principal a educação dos usuários. Porém, tal situação não é totalmente descartada, já que os fornecedores de internet podem encerrar a qualquer momento o contrato de quem não seguir os termos estipulados durante a contratação do serviço.
  • Serviços integrados

    A decisão de punir usuários está relacionada às novas estratégias dos provedores de internet norte-americanos, muitos deles partes de grupos de comunicação gigantescos. Além de fornecer conexão com a internet, a intenção é ganhar dinheiro oferecendo o download pago de arquivos multimídia.
    Segundo Eric Garland, do site BigChampagne, responsável por monitorar o tráfego de mídias pela rede mundial de computadores, atualmente o crescimento dos provedores depende da oferta de diversos conteúdos integrados. “Eles não querem ser somente utilidades que fornecem acesso à Internet, mas também distribuidores de conteúdo de qualidade”, afirma o analista. Assim, não é surpreendente um maior alinhamento com as políticas de controle estabelecidas por gravadoras e estúdios.

    Como funciona o novo sistema

    O novo sistema de notificações já está em vigor, e deve modificar de forma importante a maneira como os consumidores dos Estados Unidos acessam a internet. Confira abaixo as etapas do novo processo:
    • Caso o provedor identifique a realização de algum download ilegal, deve enviar um aviso por email para o usuário;
    • As notificações possuem seis níveis de gravidade, que aumentam conforme a pessoa ignora os avisos recebidos;
    • A qualquer momento, o assinante do serviço pode entrar em contato com o provedor para discutir a decisão tomada;
    • Caso o usuário ignore de quatro a cinco notificações, pode passar a sofrer modificações na velocidade de internet. Nos casos mais graves, a capacidade de navegação é interrompida durante determinada quantidade de tempo;
    • Para reestabelecer o serviço, o usuário deve reconhecer que recebeu e leu os avisos, se comprometendo a evitar o download de arquivos ilegais. Caso volte a recorrer na ação, o processo de notificações se inicia novamente.


Novos HDs de 3 Terabytes

Jon L. Jacobi, PCWorld EUA
08-07-2011
Discos tem espaço de sobra, mas a instalação não é tão simples quanto deveria. Veja o que é necessário fazer se você planeja colocar um deles em seu PC, e se eles valem o esforço.
Estamos acostumados a esperar que a capacidade dos discos rígidos aumente com o passar do tempo. Mas agora que os primeiros modelos com capacidade de 3 Terabytes (3 TB) chegaram ao mercado, os usuários estão tendo de enfrentar alguns desafios: estes discos  tem problemas com algumas “gavetas” externas e PCs menos recentes, que não estão preparados para lidar com eles. E mesmo que você consiga fazê-los funcionar, pode ser que eles apareçam no PC como dois HDs, um de 2.2 TB e um de 800 GB, em vez de um disco único.
O endereçamento é o problema
A raiz de todo o problema é a forma como PCs menos recentes (e aqui nos referimos a praticamente qualquer máquina fabricada antes de janeiro deste ano) organizam, ou “endereçam”, os dados no disco. Pelo sistema “legado” vigente até pouco tempo, chamado MBR (Master Boot Record), a capacidade máxima é definida pela fórmula 2³²*512, que dá 2,199,023,255,552, ou 2.2 Terabytes.
O número 2 indica um sistema binário, 32 é o número de bits que o endereço de um bloco de dados no disco pode ter, e 512 é o número de bytes em um bloco de dados. Se a BIOS, drivers, controladora de disco, ou sistema operacional de seu PC ainda seguirem esta fórmula, você terá problemas ao instalar e usar um HD de 3 TB.
Esta situação poderia ter sido evitada se toda a indústria de computadores tivesse se preparado para o futuro após os problemas com discos maiores de 137 GB que surgiram na virada do milênio, quando se usava um endereçamento de 28 Bits. Na verdade a maioria dos fabricantes se preparou, com exceção da Microsoft.
A empresa escolheu não implementar suporte a discos maiores que 2.2 TB em nenhum de seus sistemas de 32 Bits para o consumidor final, incluindo o Windows 7. A Microsoft omitiu este recurso até mesmo na versão de 64 Bits do Windows XP. Se você procura um bom motivo para migrar para a versão de 64 Bits do Windows 7, aqui está ele.
Felizmente é possível encontrar drivers e utilitários que permitem o uso de um HD de 3 TB como disco secundário em qualquer versão do Windows a partir do XP. Digo “secundário” porque só será possível “dar boot” em seu PC a partir de um HD de 3 TB se ele estiver usando uma versão de 64 Bits do Windows Vista ou Windows 7, e se seu PC tiver uma BIOS EFI/UEFI. 
EFI (Extensible BIOS Interface) é uma especificação que define uma interface de software entre o sistema operacional e o firmware de um computador, e existe desde (surpresa!) a virada do milênio, quando os problemas com discos com mais de 137 GB começaram a aparecer. Já a UEFI (United EFI) é uma implementação não-proprietária baseada na versão 1.10 da especificação EFI.
Infelizmente, sem suporte à tecnologia por parte da Microsoft a maioria dos fabricantes de placas-mãe não viu motivo para implementar a tecnologia UEFI em seus produtos, pelo menos até agora. A parte da especificação EFI que possibilita o uso de HDs com mais de 2.2 TB se chama GPT (ou “GUID Partition Table”), e substitui o sistema MBR (sujeito ao limite de 2.2 TB), permitindo que os discos tenham partições de até 9.2 Zettabytes, um número enorme e difícil de compreender: para se ter uma idéia, é estimado que a quantidade de dados em todos os computadores do mundo em 2010 foi de 1.2 zettabytes.
O Windows XP e versões posteriores suportam discos formatados com GPT, mas só as versões de 64 Bits do Windows Vista e Windows 7 suportam o acesso a eles durante o boot. Entretanto, Macs e PCs com sistemas Linux de 64 Bits não tem nenhum problema para usar ou dar boot a partir de HDs de 3 TB. A Apple tem suportado a dupla EFI/GPT desde a migração para os processadores Intel em 2006, e mesmo algumas distribuições Linux de 32 Bits suportam discos de 3 TB sem a necessidade de uma BIOS EFI/UEFI.
Você pode usar toda a capacidade de um HD de 3 TB via USB, se tiver uma “gaveta” externa que tenha suporte a eles. O chip que faz a conversão de SATA para USB dentro dela cuida da questão do endereçamento. É por isso que o primeiro HD de 3 TB a chegar ao mercado, em meados do ano passado, era um modelo externo, contrariando a tradição na indústria de lançar modelos internos primeiro.
Se você comprar um HD externo de 3 TB, não terá problemas ao plugá-lo em seu computador. Mas se comprar um disco avulso e tentar instalá-lo em uma gaveta USB, pode ter. Leia os manuais, já que nem todas as gavetas são compatíveis com discos desta capacidade.
Instalando um HD de 3 TB.
Se você tem versões de 64 Bits do Windows Vista ou Windows 7 e quer usar seu novo HD como disco de boot, primeiro verifique se a BIOS de seu computador tem suporte a HDs de 3 TB (consulte o site do fabricante). Se não, você precisará de uma atualização de BIOS (também fornecida pelo fabricante) ou comprar uma placa-mãe nova com suporte aos novos discos. A alternativa é instalar o sistema operacional em um HD menor, para boot, e usar o HD novo como disco secundário, apenas para armazenamento de dados.
Na hora de formatar o HD, não se esqueça de usar o sistema de particionamento GPT em vez de MBR (o software de formatação fornecido pelo fabricante do disco deve ter essa opção). E atenção ao sistema de arquivos: o disco deve ser formatado em NTFS, que tem um limite de 2³² clusters, ou grupos de setores. Isso significa que você deverá usar clusters de pelo menos 1024 bytes, ou será vítima da fórmula que mencionei no começo do artigo. O padrão para discos NTFS é usar clusters de 4096 bytes, o que dá um tamanho máximo de partição de 16 TB, mais que o suficiente.
O problema é que converter partições FAT em NTFS geralmente resulta em clusters de 512 Bytes, portanto não tente fazer este processo em um dos novos HDs. O melhor é criar uma nova partição NTFS com os clusters no tamanho padrão, reinstalar o sistema operacional, e depois copiar os arquivos da partição FAT para o novo disco manualmente. Isso também irá evitar os problemas de alinhamento setores dos quais falaremos adiante.
Alinhando setores
Todos os discos de 3 TB atualmente no mercado usam o Advance Format - um esquema de formatação de disco em baixo nível que usa setores de dados de 4 KB cada, abordagem que melhora o desempenho e diminui o número de endereços necessários para uma certa quantidade de dados. 
Mas se você transferir uma partição legada para um drive com Advanced Format (restaurando uma imagem do disco, por exemplo, ou convertendo uma partição FAT para NTFS), terá setores de 512-Bytes, que não se alinham corretamente com o novo esquema.
O resultado é uma queda de desempenho do disco, e ela é notável: depois de corrigirmos uma partição mal-alinhada em um dos HDs de 3 TB que testamos (um Western Digital Caviar Green), vimos o desempenho aumentar em quase 30% durante a cópia de grupos de arquivos e pastas pequenos. 
Há utilitários, tanto fornecidos pelos fabricantes de HDs quando por terceiros como a Paragon Software, que são capazes de alinhar partições existentes. Mas o processo pode ser muito lento: realinhar um HD de 1 TB quase cheio usando a Paragon Alignment Tool levou mais de 10 horas.
Testando os HDs de 3 TB
Recebemos de três fabricantes (Hitachi, Seagate e Western Digital) HDs de 3 TB para testes. Todos tiveram desempenho muito bom ao ler e gravar arquivos grandes, bem como na leitura de pastas e arquivos pequenos. Dois deles, o Hitachi Deskstar 7K3000 e o Seagate Barracuda XT, também se saíram bem na escrita de grandes quantidades de arquivos pequenos, enquanto o Western Digital Caviar Green ficou para trás.
No geral o Deskstar 7K3000 teve o melhor desempenho, embora a vantagem sobre o Seagate Barracuda XT tenha sido de apenas 10%. O WD Caviar Green ficou para trás, mas temos de ter em mente que ele foi projetado pensando em economia de energia: ele varia constantemente a velocidade de rotação dos discos de acordo com a necessidade, o que prejudica o desempenho na cópia de grande número de arquivos pequenos, justamente uma das partes de nosso teste.
Outro diferenciador entre os discos foi o software que os acompanha. A Hitachi inclui um utilitário da Paragon Software que permite o acesso à capacidade total do disco em uma única partição de 3 TB. Em contraste, o software da Acronis fornecido pela Seagate e pela WD divide o HD em duas partições, uma de 2.2 TB e uma de 800 GB.
Dos discos mencionados, apenas o modelo da Seagate (também conhecido como ST33000651AS) está disponível no Brasil, com preços por volta dos R$ 700. Com essa quantia dá pra comprar dois HDs de 2 TB e ainda sobra troco para investir em outras peças para o PC. E você não vai ter todos os problemas de compatibilidade citados no artigo.
Apesar de pareceram atraentes, o alto preço por gigabyte e os problemas na instalação limitam a utilidade dos HDs de 3 TB, e os colocam fora do alcance do usuário comum.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Crie um pendrive para manutenção do PC

Lincoln Spector, PCWorld EUA 06-07-2011
Precisa consertar um computador? Este kit de ferramentas que rodam em um pendrive pode ajudar.
Gosto de ser um “herói high-tech”. Amigos e parentes sempre recorrem a mim quando tem problemas com seus computadores, e estou sempre disposto a ajudar. Ter as ferramentas certas faz toda a diferença: as que mencionamos neste artigo rodam a partir de um pendrive e, fora um caso de hardware defeituoso, são suficientes para corrigir a maioria dos problemas que podem ser encontrados em um PC moderno.
Com elas eu posso fazer uma faxina em um HD para recuperar espaço, resgatar arquivos que foram apagados, desinstalar programas da forma adequada, verificar o estado do HD, procurar e eliminar malware e, caso a máquina esteja tão “mal” que o sistema operacional sequer inicia mais, carregar uma versão especializada do Linux para copiar arquivos importantes para um local seguro antes de formatar o HD e reinstalar o sistema.
E o melhor: todos os programas são gratuitos, pelo menos para uso pessoal (profissionais podem ter de adquirir uma licença para alguns deles). Mãos à obra!
Ferramentas contra vírus e malware
SuperAntiSpyware Portable Scanner: este não deve ser mantido no pendrive por um motivo simples: o “dicionário” com as definições de malware é parte do executável e atualizado a cada um ou dois dias. O ideal é baixar a versão mais recente em um PC seguro na hora de usar, e aí sim copiá-lo para o pendrive. Para usá-lo, inicie o Windows em modo de segurança (segure F8 quando o Windows começar a iniciar e selecione a opção correspondente no menu), e rode o programa.
HijackThis: está é na verdade uma ferramenta de análise que produz um relatório bastante abrangente, embora um tanto obscuro, da configuração de seu PC, que pode conter pistas sobre uma possível infecção por malware. O site do fabricante contém uma lista de fóruns de discussão para onde você pode enviar os relatórios e obter conselhos sobre como proceder.
AVG Rescue CD: se o Windows nem inicia mais, use esta versão especializada de Linux para procurar por malware e eliminá-lo. Apesar do nome, há versões para criar tanto CDs quanto pendrives “bootáveis”.
Para problemas no HD
PartedMagic: é uma distribuição Linux especializada que roda a partir de um pendrive, e traz uma série de ferramentas para particionar e clonar discos, recuperar arquivos apagados e até fazer uma varredura em busca de malware. É extremamente poderosa, porém voltada a usuários mais avançados que entendem conceitos como particionamento e não tem medo da linha de comando. O site oficial, em partedmagic.com, traz uma documentação bastante completa (em inglês).
HD Tune: os HDs modernos tem um sistema de monitoramento interno (chamado S.M.A.R.T.) que é capaz de analisar constantemente um disco, determinar sua “saúde” e avisar se ele está prestes a falhar. O HD Tune Pro é capaz de lhe mostrar esta informação e muito mais, e é gratuito para uso pessoal (profissionais tem de pagar US$ 35 pelo HD Tune Pro, que tem muito mais recursos).
Tecnicamente este não é um programa “portátil” porque precisa ser instalado. Mas depois disto, basta copiar a pasta com os arquivos do programa para um pendrive para poder usá-lo em qualquer lugar.
Para recuperar arquivos e desinstalar programas
Recuva Portable: este é um “uneraser”, um aplicativo que recupera arquivos que tenham sido apagados. A recuperação não é garantida, já que vários fatores podem afetar o sucesso da operação (inclusive o tempo: quanto mais cedo você tentar recuperar um arquivo, melhor), mas em minha opinião o Recuva é um dos melhores programas em sua categoria, e tem dado ótimos resultados.
CCleaner Portable: dos mesmos criadores do Recuva, o CCleaner Portable limpa a “bagunça” no PC, esvaziando o cache, elimnando Cookies e lidando com o “lixo” deixado pra trás pelo Windows e seus aplicativos. Ele também faz a limpeza do Registro (tenha extremo cuidado ao fazer isso) e desinstala programas, embora não tão bem quanto nossa próxima sugestão.
Revo Uninstaller Portable: atualmente todo programa para Windows vem com um desinstalador, mas muitos deles são ineficientes e deixam lixo (na forma de arquivos perdidos e chaves de registro) para trás. A ferramenta de desinstalação inclusa no Windows (conhecida como “Adicionar/Remover programas”) não é melhor, já que simplesmente chama o desinstalador próprio de cada programa.
Mas o Revo, entretanto, elimina o programa usando o desinstalador oficial, e depois faz uma “faxina” eliminando o lixo. Ele não é perfeito, mas faz um bom trabalho. Um aviso: embora a versão “portátil” e gratuita rode em versões de 64-Bits do Windows, ela não é capaz de remover programas de 64-Bits.
Folder Size Portable: é muito mais fácil limpar um HD “lotado” se você consegue identificar as pastas que ocupam mais espaço. É exatamente o que faz este utilitário da MindGem. Mas há dois poréns: o primeiro e que a versão portátil é marcada como “Experimental”, embora funcione muito bem para mim. O segundo é que os gráficos animados nos relatórios só funcionam se o computador tiver o plugin Java instalado. Mas não se preocupe: com ou sem animações, as informações são as mesmas.

sábado, 2 de julho de 2011

Facebook: Convite importante

Este não é um evento! Tomei a liberdade de usar este recurso para enviar uma mensagem importante a todos meus contatos no Facebook.Atenção!

...Importante para:
Todos que usam o Facebook seja para aspectos pessoais ou de negócios!

Segue abaixo a situaçao, o problema e a solução. Favor configurar corretamente seu Facebook para seu próprio benefício. A ver:

Sistuação:
1. Você já notou que as atualizações no “Feed de notícias” são das mesmas pessoas, não importa quanto estão em sua lista de amigos?
2. Você já notou que quando ao postar mensagens de status, fotos e links, o mesmo círculo de pessoas comenta?
3. Será que as outras pessoas da sua lista de amigos não estão usando o facebook?

O problema:
Uma grande parte da sua lista de contatos não pode ver NADA que você posta.

Motivo do Problema:
O Facebook tem a configuração padrão de exibir mensagens apenas de pessoas que têm interagido recentemente com você, limitado a umas 2 semanas.
Então, para que suas postagens sejam visíveis a todos os seus amigos, você deveria deixar um comentário diretamente para cada um deles ou vice-versa!

A SOLUÇÃO:

1. Na página inicial clique em "Mais recentes" , em seguida, clique na seta ao lado dela e selecione "Editar Opções".

2. Clique em "Mostrar publicações de" e altere a configuração para "Todos os seus amigos e páginas".

NOTA:
As páginas de negócios não têm nenhuma fonte de notícias. Os donos das páginas de negócios precisam ajustar as configurações de suas contas pessoais.

Resultado da Solução:
Feito essa configuração, você poderá ver todos os seus amigos novamente, mas eles ainda não!

ATENÇÃO:

Você continua INVISÍVEL para grande parte da sua lista!
Se você quer restabelecer o contato, você tem que repassar estas instruções a todos os seus contatos.

>==> Sugestão para os próximos passos:

* Clique em "Eu vou" na parte superior deste convite de evento e em seguida, você verá a opção "Selecionar convidados" logo abaixo do logo Facebook em formato de coração. Selecione essa opção e convide seus contatos para ler isto. (Dica: Para selecionar todos os amigos rapidamente, vá apertando TAB e Espaço repetidamente)

Torne esse evento público, para que todos os que se conectam ao Facebook possam ver todas as atualizações de seus amigos. E inclusive, seus amigos que não podem ver as suas mensagens irão ver o convite deste evento. Por isso usamos o recurso de Eventos para avisá-los!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

5 upgrades do PC onde quase todo mundo erra

Atualizar o hardware de seu PC é fácil, mas há uma forma certa e uma forma errada de fazer as coisas. Aqui estão 5 upgrades onde a maioria das pessoas erra, e dicas de como acertar.

Seja você um usuário calejado ou um novato tecnófobo, são grandes as chances de que o último upgrade que você fez em seu PC não tenha seguido as melhores práticas da indústria. Muitos novatos arruinam upgrades por inexperiência, mas é muito comum ver um veterano dispensar a cautela na hora de trocar um processador, um pente de RAM ou instalar um novo HD ou placa de vídeo.
Não importa de que lado você está, cortar caminho enquanto trabalha com o computador lhe coloca em risco de danificar componentes sensíveis, e geralmente caros. No pior dos casos, você pode até mesmo destruir a máquina inteira.
Adicionar RAM, trocar um processador ou instalar um novo HD podem ser tarefas muito simples. Mas seguir as precauções básicas - não importa o quão paranóicas ou bobas elas pareçam ser - pode proteger sua máquina, seu bolso e evitar desperdício de tempo e frustração. Tirar alguns minutos a mais para passar os cabos pelos locais corretos, por exemplo, pode significar a diferença entre um PC frio e silencioso e uma “torradeira” que soa como um avião a jato prestes a decolar.
O erro mais comum - e isso vale para o upgrade de qualquer componente - é a ausência de proteção eletrostática. Os menos experientes sequer sabem que a eletricidade estática armazenada em seus corpos pode ser subitamente descarregada em um componente com um simples toque, “fritando” a peça como um raio.
Os veteranos, entretanto, enfrentam o problema oposto. Anos de manuseio de HDs, pentes de memória, placas de vídeo e processadores nos tornam insensíveis ao perigo real apresentado pela eletricidade estática, nos deixando vulneráveis a um problema que sabemos perfeitamente como evitar. Então vamos lá pessoal: usem uma pulseira anti-estática sempre que forem mexer em seus PCs.
Upgrade de RAM
O principal erro dos novatos na hora de instalar mais RAM é comprar o tipo errado de memória. Comprar componentes para o PC virou uma atividade “self-service”, e há poucos mecanismos para impedir que as pessoas escolham um modelo errado.
A primeira coisa a fazer é descobrir que tipo de memória seu PC usa, incluindo a velocidade do barramento. Esta informação pode constar nos manuais que acompanharam a máquina, ou você pode usar uma ferramenta disponível no site da Kingston: basta indicar o fabricante de seu PC, o modelo e o site lhe diz qual o tipo de memória ideal, e qual o máximo que a máquina pode comportar.

Antes de comprar RAM, verifique qual o tipo recomendado para seu computador


Fabricantes de memória produzem pentes com variadas configurações de pinos, taxas de transferência e velocidade de barramento. Se seu laptop usa pentes PC2-5300 de 667 MHz, mas a loja só tem pentes PC3-10600 de 1333 MHz, resista à tentação de “experimentar”. Não vai funcionar, você pode danificar seu PC durante o teste e a loja provavelmente não irá devolver seu dinheiro se os pentes já tiverem sido usados.
Outro grande erro é ignorar a capacidade máxima de memória de cada máquina. Alguns modelos, expecialmente netbooks e ultraportáteis (e muitos Macs), só aceitam uma quantidade limitada de memória. Mesmo que sua loja de informática favorita tenha pentes de 4 GB compatíveis com seu computador, você pode acabar descobrindo que ela aceita pentes de no máximo 2 GB. Verifique a documentação antes de comprar.
Trocando o processador
Não deve ser surpresa que os erros mais devastadores durante um upgrade envolvem o processador. Ele é basicamente o “cérebro” do computador e se você errar, mesmo que por pouco, durante a instalação pode esperar problemas sérios à frente.
Assumindo que você tenha comprado o processador certo para sua máquina, você ainda tem que evitar os seguintes erros incrivelmente comuns que assolam o processo de instalação: pinos tortos, pasta térmica mal aplicada e instalação imprópria do dissipador de calor.
Processadores tem milhares de pequenos pinos que o ligam ao soquete na placa-mãe, formando a conexão vital por onde passam os dados. Se um destes pinos for dobrado ou quebrado, você estará em sérios apuros. Sempre que manusear o processador, tenha extremo cuidado para não tocar nestes pinos de forma alguma, e não os apoie sobre a mesa, borda do gabinete, outros componentes ou qualquer outra coisa.
Da mesma forma, nunca force o processador no soquete. Se ela não encaixar perfeitamente é sinal de que há algo errado, e colocar pressão sobre o processador é receita certa para entortar um pino. Em vez disso levante o processador, verifique se a posição dos pinos está alinhada com a do soquete, se a alavanca do soquete está totalmente aberta e tente novamente.
Caso um pino do processador entorte, você pode tentar endireitá-lo usando um pedaço de material não condutivo como um cartão de crédito. Com muita paciência e delicadeza tente empurrar o pino de volta para a posição original, sem danificar os que estão ao redor. Não use força, ou você irá piorar o problema.
Entre o processador e o dissipador de calor deve haver uma fina camada de pasta térmica cujo propósito é conduzir o calor até o dissipador, onde ele pode ser eliminado. Para garantir um bom contato entre os dois componentes e evitar a criação de “pontos quentes” sobre o processador esta camada deve ser lisa, fina e uniforme.
Um erro comum é deixar a pasta térmica original no lugar, ou então “completar” com um pouco de pasta nova. Isto pode produzir “nódulos” na pasta, o que resulta em uma irradiação de calor desigual e pode em alguns casos até diminuí-la, deixando o processador mais quente do que deveria. Para evitar este problema remova a pasta antiga do processador e do dissipador, e aplique uma nova camada ultrafina de pasta em ambos antes de remontar o conjunto.

Pasta térmica: aplique apenas uma camada fina e uniforme


Por fim, evite o erro de usar um dissipador inadequado ou incompatível com seu processador. Se o novo processador é substancialmente mais rápido que o antigo, ele provavelmente gera mais calor e o dissipador original não dará conta do recado. Portanto, considere um dissipador novo como parte do processo de upgrade.
Mas você não precisa investir centenas de reais em um caríssimo sistema de refrigeração a água. Simplesmente compre um dissipador de qualidade compatível com seu processador. E se seu novo processador já veio com um dissipador na embalagem, não há motivo para não usá-lo.
Upgrade de HD
Junto com a RAM, um disco rígido é um dos componentes mais fáceis de atualizar em um PC. E geralmente a parte mais complicada do processo é alcançar todos os parafusos com a chave Philips. Isto acontece porque muitos gabinetes para PCs só abrem facilmente de um lado, ou contém componentes que ficam no caminho da “gaiola” com os HDs. Resista à tentação de parafusar o HD apenas de um lado: um HD mal-instalado pode vibrar, tornando seu PC mais ruidoso do que deveria e potencialmente encurtando a vida útil do disco.
Quase todos os gabinetes de PCs são projetados para permitir acesso aos dois lados da gaiola, e em muitos casos ela é removível, permitindo que você a retire, parafuse o HD corretamente e a coloque de volta sem muito esforço. Faça isto e você colherá os frutos na forma de um PC mais silencioso e um HD que irá durar mais.
Outro erro comum - mesmo entre quem tem experiência na montagem de PCs - é usar o tipo errado de parafuso para fixar o HD. Geralmente este erro não é desastroso, porque a diferença de diâmetro entre os parafusos do gabinete e do HD é sutil. Mas os parafusos 6-32 usados nos gabinetes são ligeiramente mais grossos e tem uma rosca com espaçamento maior que os M3 usados nos HDs, o que pode danificar os buracos dos parafusos no disco, levando a problemas mais tarde se você precisar removê-lo.
Não ignore a fonte de alimentação
À medida em que atualizamos nossos PCs, quase nunca reduzimos o consumo de energia. Com isso, após alguns upgrades os componentes podem acabar excedendo a capacidade da fonte de alimentação que veio com o computador. Um exemplo é a troca de uma placa de vídeo por um modelo mais poderoso, que exige dois conectores de força: trocar uma GeForce 8600 por uma GeForce GTX 295 pode quadruplicar a demanda por energia no barramento PCI-Express.
Se a fonte não for capaz de dar conta do recado, os resultados podem variar de “reboots” inesperados sempre que a máquina exigir mais energia (como na hora de rodar um jogo 3D) a uma fonte queimada, e torça para ela não levar nenhum outro componente junto.

Assim como os HDs, fontes tem de ser bem parafusadas para evitar vibração


Portanto, na hora de atualizar o PC reserve um momento para avaliar se sua fonte atual aguenta a carga que você está colocando sobre ela. A ASUS tem uma boa calculadora online que ajuda a fazer as contas. Você pode acabar descobrindo que está esperando que uma fonte de 650 Watts dê conta de um sistema que exigem mais de 800 Watts sob carga total.
Organize os cabos
Sei bem como é: você não se importa com a estética dos componentes de seu sistema, ou simplesmente está com pressa e quer terminar logo o upgrade para poder jogar. Mas deixar os cabos dentro do PC pendurados como cipós na selva é um erro grave.
Uma boa dissipação de calor é crítica para a estabilidade e desempenho de qualquer PC, especialmente à medida em que você adiciona componentes mais poderosos (e que produzem mais calor) ao sistema. Se você bloquear o fluxo de ar através do centro do chassis com um emaranhado de cabos, estará prejudicando o desempenho dos ventiladores e dissipadores de seu PC. Organizar os cabos aumenta o fluxo de ar através do sistema e ajuda a manter o seu PC mais frio.

Organize os cabos com amarrilhos para garantir um bom fluxo de ar


Se você olhar dentro de uma daquelas “super-máquinas” produzidas por fabricantes focados em desempenho como a Velocity Micro ou Maingear, verá que os cabos estão praticamente fora de vista, passando por trás das paredes do chassis, sob a placa-mãe e ao longo dos cantos do gabinete, presos por amarrilhos precisamente cortados.
Você não precisa ser tão meticuloso quanto os profissionais para dar à sua máquina um melhor fluxo de ar e uma aparência organizada. Simplesmente compre um pacote de amarrilhos e agrupe os cabos de forma coerente, deixando o máximo possível de espaço disponível no centro do gabinete.
Siga nossas dicas e seu PC “renascido” irá lhe agradecer com melhor desempenho e estabilidade. Isso vale ou não o esforço?

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Baixe agora: Office 2010 Service Pack 1

A Microsoft acaba de liberar o primeiro pacote de remendos e melhorias para o Office 2010. O primeiro Service Pack para a suíte de produção traz várias melhorias, principalmente para usuários avançados e/ou das ferramentas para servidores do Office. A lista completa de mudanças você confere logo abaixo:
  • Correção de um problema no “Snooze Time” do Outlook;
  • PowerPoint agora exibe apresentações de slides em monitor secundário;
  • Conteúdo criado pela comunidade integrado a galeria do Access;
  • Melhorias na integração entre Project Server e SharePoint Server em navegadores suportados;
  • Melhorias na ferramenta de backup e restauração do SharePoint Server;
  • O Word Web Application agora suporta impressão no modo de edição;
  • Sincronização de tarefas agendadas entre Project Professional e SharePoint;
  • Suporte nativo ao Internet Explorer 9 e Chrome para o Office Web e SharePoint;
  • Possibilidade de inserir gráficos no Excel Web Application;
  • Suporte a pesquisa de arquivos em PPSX para Search Server;
  • Correção de problema de escala, renderização e exportação de SVG no Visio;
  • Melhorias no revisor de texto e sugestões ortográficas para o Inglês do Canadá, Fracês, Sueco e Português Europeu;
  • Outlook Web Application agora suporta pré-visualização de anexos (mas só com o Exchange Online).
O download já está disponível, no Windows Update ou através do Centro de Downloads da Microsoft, nas versões de 32 (x86) e 64 bits (x64). Baixe agora, é gratuito!
Dependendo da versão seu Office, o arquivo de instalação do SP1 pode chegar a mais de 400 MB, mas se você optar por fazê-lo via Windows Update, a quantidade de megabytes tende a ser menor — como mostra a imagem acima, enviada pelo leitor Paulo Lima (obrigado!).
Via: Neowin.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Google+, nova rede social que promete competir com o Facebook

O Google anunciou, nesta manhã, o lançamento do Google+, uma rede social que promete competir com o Facebook, que possui 600 milhões de usuários ativos. A criação de uma rede social pela gigante das buscas é esperada há muito tempo, e os rumores foram aumentando quando a empresa remodelou o Google Profiles. Hoje a rede foi anunciada oficialmente – resta saber se o serviço vai para a frente.

As últimas investidas de Mountain View não fizeram tanto sucesso. Em 2009, o Google lançou o Wave, uma plataforma online de comunicação em tempo real que nasceu com a pretensão de acabar com o e-mail, como conhecemos atualmente (alguém ainda lembra dele?!). Um ano depois do lançamento, a empresa anunciou o fim do Wave, mas depois voltou atrás com a decisão.
O Orkut é outro projeto do Google que vem perdendo adeptos nos últimos tempos. O concorrente, Facebook, está aos poucos tomando o espaço das redes sociais no Brasil, país em que o Orkut possui mais usuários. De acordo com o Estadão, o Facebook serve mais que o dobro de páginas do Google, que há algum tempo era líder absoluto na web. Foram 103 bilhões de páginas vistas em maio no Facebook, contra 46 bilhões do Google.
O Google+ é uma rede social que permite o compartilhamento de conteúdo. Mas, ao contrário de outras redes como o Twitter, onde milhares (ou milhões) de pessoas podem ver o conteúdo que você está compartilhando, a novidade do Google+ é o foco em pequenos grupos. Como diz a página de apresentação do +, “compartilhar as coisas certas com as pessoas certas”: essa é a função dos “Círculos”.

Para combater a concorrência, o Google aposta nos seus avançados algoritmos de busca para oferecer uma experiência personalizada aos usuários. O Sparks procura vídeos e artigos de acordo com os seus interesses. Se você não tem nada de mais importante para fazer, acesse o Google+ e tenha acesso aos conteúdos em mais de 40 idiomas.
De forma bem humorada, o Google apresenta o Hangouts, um “aperfeiçoamento do teletransporte”, que nada mais é do que um recurso do Google+ que permite chat em vídeo para você se encontrar com seus amigos.
Como os últimos lançamentos, o Google+ é um projeto em beta restrito e, para participar, é necessário conseguir um convite (lembra da disputa pelos convites do Wave?). Se você está interessado e não conhece ninguém que possua um convite, acesse a página do Google+ e peça um. Se você já tem acesso e possui um convite, convide-me!