As permissões são um dos aspectos mais importantes do Linux (na verdade, de todos os sistemas baseados em Unix). Elas são usadas para vários fins, mas servem principalmente para proteger o sistema e os arquivos dos usuários. Manipular permissões é uma atividade interessante, mas complexa ao mesmo tempo. Mas tal complexidade não deve ser interpretada como dificuldade e sim como possibilidade de lidar com uma grande variedade de configurações, o que permite criar vários tipos de proteção a arquivos e diretórios.
Como você deve saber, somente o super-usuário (root) tem ações irrestritas no sistema, justamente por ser o usuário responsável pela configuração, administração e manutenção do Linux. Cabe a ele, por exemplo, determinar o que cada usuário pode executar, criar, modificar, etc. Naturalmente, a forma usada para especificar o que cada usuário do sistema pode fazer é a determinação de permissões. Sendo assim, neste artigo você verá como configurar permissões de arquivos e diretórios, assim como modificá-las.
Entendendo as permissões
drwx------ ... 2 wester ....... 512 Jan ... 29 23:30 .. Arquivos/-rw-rw-r-- ... 1 wester ....... 280232 Dec .. 16 22:41... notas.txt
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 08/02/2004 - Atualizado em 05/02/2010
SIGA--> http://www.infowester.com/linuxpermissoes.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário