Sábado, 04 de setembro de 2010 às 12h28
Igor Lopes - Olhar Digital
Que a Alemanha é palco de muitas revoluções e inovações tecnológicas, ninguém tem dúvidas. A indústria automobilística, por exemplo, tem grandes marcas alemãs. Quando se pensa em áudio e vídeo, também é fácil se lembrar de empresas que surgiram no país. E essa evolução acabou criando história. Tanto é que uma das maiores e mais tradicionais feiras de tecnologia do mundo - a IFA - acontece em Berlim, e o Olhar Digital veio acompanhar de perto o que está rolando no evento este ano. Para início de conversa, a IFA tem uma cara um pouco diferente das outras feiras de tecnologia do mercado. O público comum, como eu ou você, desempenha um papel fundamental por aqui. Todo mundo é convidado a experimentar os novos lançamentos que estarão à venda nos próximos meses. É para sentir, na prática, se eles atendem ou não às suas necessidades.
Esta é a edição de número 50 da IFA. Em anos anteriores, a feira já foi responsável pelo lançamento de vários produtos que hoje estão na casa de todos nós. Só para se ter uma ideia, foi na IFA de 1928 que demonstraram, pela primeira vez no mundo, uma transmissão em aparelho de TV. Em 1937, a primeira TV colorida também foi mostrada na feira. E os exemplos não valem só para o mundo da imagem: também foi na IFA que o primeiro rádio para carros, os primeiros CDs, video-conferências e celulares do mundo foram apresentados para os consumidores. E o que um dia foi mostrado aqui como novidade, hoje está aí, ao alcance dos dedos de qualquer pessoa.
Para nós, brasileiros, o tamanho de uma feira dessas assusta. É como se a gente tivesse cerca de 20 prédios da Bienal ou pavilhões do Anhembi reunidos de uma só vez, todos eles exibindo produtos tecnológicos ao mesmo tempo. Haja perna e disposição para acompanhar tanto lançamento de produto!
A edição deste ano conta com 6500 expositores e mais de 21 mil jornalistas do mundo inteiro. Numa primeira passeada já é possível afirmar, sem medo de errar: esta é a edição dos produtos 3D. No que depender dos fabricantes, a plataforma chegou para ficar e são vários os artifícios programados por eles para fisgar você e o seu bolso com as novidades apresentadas. Também é a feira dos tablets, que chegaram com todas as forças na disputa por uma fatia do mercado. O Olhar Digital mostrará cada cantinho da IFA 2010. Se você quiser saber antes de todo mundo o que vai chegar em suas mãos daqui alguns meses, ou alguns anos… é só ficar de olho em nossos próximos vídeos e notícias. Também estamos participando de alguns workshops exclusivos com convidados especiais.
*O jornalista viajou a Berlim para a cobertura da IFA, a convite da Philips.
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/celulares-verdes-sao-uma-alternativa-para-diminuicao-do-lixo-eletronico/13748
Nenhum comentário:
Postar um comentário