A área de informática é cheia de controvérsias. Hoje em dia companhias (ou marcas) como Google, Microsoft, Apple, Nokia, browsers, games e redes sociais vivem de criar novas necessidades nos usuários na tentativa de vender seus produtos ou ganhar com publicidade. Estas iniciativas podem gerar novas idéias e conceitos sobre os produtos. Uma destas controvérsias se resume a uma questão simples: micro portátil ou de mesa? laptop ou desktop? Qual é melhor, mais lucrativo ou mais eficiente para mim?
As vantagens dos micros portáteis (notebooks, netbooks, palmtops, handhelds...)
Portabilidade é o aspecto principal para aqueles que não conseguem trabalhar (ou viver) sem um computador e uma conexão de internet. Se você tem um micro portátil pode estar certo de que seus documentos e programas estarão ao seu alcance a cada vez que precisar deles. Não será necessário mandar arquivos por email ou ter cópias dos documentos em casa e no escritório, ou seja, o laptop é o tipo de produto feito para seu conforto e eficiência.
Um outro aspecto importante dos notebooks é o preço e performance que, atualmente, são as maiores desvantagens dos micros portáteis. Estes geralmente são mais caros e têm a performance bem inferior à de um micro de mesa com a mesma configuração de hardware e de software. Via de regra, os portáteis não são a melhor pedia para rodar decentemente um jogo ou um aplicativo gráfico pesado como um Photoshop ou Autocad. Para estes, um desktop muito mais barato pode atender com sobra.
Micro de mesa (desktop)
Nem todos os usuários precisam de um notebook para carregar consigo onde forem. Nem todo mundo precisa ter seu computador a cada final de semana ou feriado prolongado para se manter em contato com os colegas. Em suma, existem muitas pessoas que conseguem “viver” sem um notebook. Nem mesmo um celular com acesso á internet é necessário...
O melhor desempenho é a grande vantagem de um micro de mesa, convencional. Eles costumam oferecer uma melhor relação entre preço e performance. Nestes termos, mesmo o notebook mais poderoso não chega aos pés de um micro de mesa com a mesma configuração, que vai custar bem mais barato. Outra vantagem dos micros de mesa é a possibilidade de fazer um upgrade, área onde os micros portáteis deixam muito a desejar. Nos portáteis, os upgrades são impossíveis de serem feitos ou então são muito caros frente ao valor do equipamento. Isto se traduz em menor custo de propriedade (TCO) dos micros de mesa, que vão ser úteis durante muito mais tempo e gastar menos com isso.
Conclusão
Antes de comprar um computador, é preciso decidir o que se espera do produto. Se os recursos forem ilimitados, pode-se ter a portabilidade e uma boa performance escolhendo um micro portátil avançado, que vai custar tranquilamente alguns milhares de dólares. Mas uma análise cuidadosa dos benefícios acima descritos pode levá-lo a acreditar que a portatibilidade não é tão importante, e poderá fazer melhor negócio e conseguir mais performance adquirindo um micro de mesa convencional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário