Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tire a poeira de seu PC

Zack Stern, PC World EUA 25-01-2011

Com o tempo, seu computador pode ficar sujo por dentro e por fora. Veja como tirar toda essa poeira e deixá-lo limpinho!


A poeira acumulada em seu PC pode parecer inofensiva, mas na verdade é um perigo. Ela pode se aglomerar em “tufos” que atrapalham o funcionamento das ventoninhas que retiram o calor de componentes críticos, como o processador, e entupir saídas de ar dificultando a refrigeração. Com isso o PC pode superaquecer, o que pode levar a “reboots” misteriosos ou até a uma falha total de hardware.
Mas resolver esse problema é fácil e não leva mais que alguns minutos. Em primeiro lugar, desligue o micro e desplugue todos os cabos, exceto o de força. Toque em alguma parte de metal exposto do gabinete (como a cobertura dos slots PCI) para descarregar a energia estática acumulada em seu corpo e impedir que ela danifique componentes internos. Agora sim, desplugue o cabo de força. 


Prepare o ambiente


Use sapatos e trabalhe em um ambiente sem carpete. Algumas precauções adicionais podem proteger ainda mais seu equipamento. Coloque uma camada de borracha (como um Mouse Pad, por exemplo) entre o PC e a mesa de trabalho. O ideal é trabalhar usando um bracelete anti-estática (encontrado em lojas de componentes eletrônicos) conectado a uma parte de metal do PC.
Abra o gabinete. Muitos deles possuem portas laterais presas por parafusos Phillips, mas os mais recentes tem parafusos que podem ser removidos com os dedos, apelidados de “thumbscrews” – consulte o manual do fabricante para checar as instruções corretas.


Faxina completa


Tire com as mãos qualquer tufo de cabelo, poeira e outras obstruções que você encontrar dentro do micro. Não use um aspirador de pó!. Depois, use uma lata de ar comprimido (também encontrada em lojas de componentes) para “soprar” o restante da poeira para longe dos slots e frestas. Use um bico comprido para alcançar os cantos mais difíceis.

Use ar comprimido, e amarre os cabos para desobstruir a ventilação

Se possível faça uma limpeza completa em todo o gabinete, mas concentre-se em tirar a sujeira das áreas de ventilação. Amarre os fios em feixes e fixe-os nas laterais, para que não obstruam o fluxo de ar. Feche novamente o gabinete e reconecte tudo. Para diminuir o acúmulo de poeira, tente manter o computador longe do chão, já que a maioria da poeira é originada aí. Repita esse ritual de limpeza anualmente, principalmente se você tiver animais de estimação em casa.


Não se esqueça das portas


Com o passar do tempo, portas e conectores também podem ficar cheios de poeira, o que pode ocasionar mau-contato e outros problemas. Se você estiver com problemas ao conectar dispositivos USB, por exemplo, limpar os conectores pode ser o primeiro passo rumo à solução.
Antes de mais nada, desligue o micro. Se alguma das portas estiver visivelmente entupida – com papel, giz de cera, chiclete ou vítima de outra arte similar de uma criança – remova gentilmente a “obstrução” usando um palito de dente. Lembre-se: as portas Ethernet, serial e similares possuem pinos frágeis. Faça movimentos cuidadosos de dentro pra fora para evitar que eles se dobrem ou quebrem, o que só iria piorar o problema.

Tire a poeira acumulada nas portas para evitar mal-contato

Para situações menos “grudentas”, use a lata de ar comprimido para se livrar da poeira. É muito importante lembrar que essas latas contém gás comprimido que sai muito gelado e pode ser perigoso se inalado, então é importante manter a lata fora do alcance de crianças. Use os jatos de ar em pequenos disparos.
No caso das portas USB, termine a limpeza com um cotonete embebido em álcool isopropílico ou em uma solução de limpeza própria para componentes eletrônicos. Não use o cotonete nas portas Ethernet, serial ou qualquer outra com pinos visíveis, já que fiapos de algodão podem se prender a eles e piorar o problema. Deixe o micro desligado por uma hora até a solução secar e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário