Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 30 de abril de 2011

Veja o que não pode faltar em seu novo notebook

Melanie Pinola, PCWorld EUA, 04/2011
Está na hora de trocar seu portátil? Então veja quais os recursos indispensáveis em um novo modelo.

Se você pretende trocar seu velho notebook por um modelo novinho em folha, provavelmente irá se surpreender. Nos últimos anos houve um grande avanço em termos de recursos e capacidade destas máquinas. Esta é nossa lista de coisas essenciais que todo novo modelo deve ter, seja uma máquina de uso geral ou um modelo com uso mais específico, como para games, entretenimento ou trabalho remoto.
Recursos gerais
Processadores modernos
Os mais novos processadores no mercado trazem um ganho significativo de desempenho, melhores gráficos e uma maior autonomia de bateria, características que confirmamos em nossos testes com máquinas equipadas com processadores da família “Sandy Bridge”, da Intel. E a AMD também tem novos chips (a família Fusion) capazes de lidar facilmente com tarefas que exigem alto-desempenho. Ao comprar um notebook, procure um modelo com estes processadores.
Uma forma fácil de identificar processadores Intel Sandy Bridge é pelo número do modelo. Os chips da geração anterior tem modelos com três dígitos (como “Intel Core i3-350M”), enquanto os Sandy Bridge usam quatro dígitos (como “Intel Core i3-2310M”). Já nos novos chips AMD Fusion são chamados de AMD C-Series APU, AMD E-Series APU ou AMD A-Series APU.
Fique atento, pois há processadores de gerações antigas ainda no mercado, com desempenho muito aquém dos modelos mais recentes e que não se sairão tão bem em tarefas como jogos ou multimídia, além de consumir mais energia. Evite máquinas com processadores Pentium, Celeron ou Core 2 Duo, por exemplo, muito comuns em modelos de baixo custo.
HD, discos híbridos ou discos SSD
A capacidade de armazenamento nos HDs para notebooks aumentou drasticamente nos últimos anos. Um portátil doméstico logo ficará cheio de fotos, música e vídeo, portanto procure um modelo com HD de no mínimo 320 GB. Quanto mais melhor.
Mas se você não faz questão de muito espaço, considere um modelo com um disco de estado sólido, ou SSD. Em nossos testes de laboratório estes novos “discos” (que na verdade são como grandes pendrives ultra-rápidos com capacidade de 128 GB ou mais) tem desempenho notavelmente superior aos HDs tradicionais, além de maior durabilidade e menor consumo de energia. Eles também produzem menos calor e são mais silenciosos.
Um SSD custa mais caro que um HD mas a recompensa, um micro que “dá boot” quase que instantâneamente, pode compensar a diferença.
Outra opção são os discos híbridos, que combinam um HD tradicional com um pequeno SSD e prometem o melhor dos dois mundos, unindo desempenho e espaço em disco com preço menor que um SSD puro. Eles ainda não são comuns no mercado nacional, mas estão chegando.
Telas de alta-definição
A maioria dos notebooks atuais tem uma resolução de tela de 1366 x 768 pixels, boa o suficiente para as tarefas do dia-a-dia. Mas se você pretende assistir muitos filmes, procure um modelo com tela de 1600 x 900 pixels ou 1920 x 1080 pixels.
O tamanho da tela é uma questão de gosto pessoal. Você prefere uma tela menor (e com isso um notebook mais leve) como a de 11.6 polegadas do MacBook Air, ou uma tela gigantesca como a de 18.4 polegadas do Alienware M18x? Para a maioria dos usuários o ponto de equilíbrio parece ser uma tela de 13.3 polegadas.
Autonomia de bateria
A não ser que você pretenda usar seu novo notebook como um substituto do desktop, permanentemente plugado à tomada, certifique-se de que a autonomia da bateria atende às suas necessidades. Não compre nenhum modelo com autonomia menor do que 3 horas. Se procurar um pouco você poderá encontrar tanto ultraportáteis como notebooks mais tradicionais com autonomia de seis horas ou mais com uma única carga.
Quantidade de memória
Os notebooks atuais tem pelo menos 2 GB de RAM, mas procure modelos com 4 GB. Quanto mais memória, melhor.
Teclado e trackpad confortáveis
Um teclado confortável é criticamente importante, especialmente se você pretende passar horas a fio digitando. Procure por teclados “full size” (ou seja, com o mesmo espaçamento do teclado de um desktop) e digite algumas palavras para ver se as teclas não parecem “rasas” ou duras demais. Um bom espaço para descanso de punho também é útil.
Ao longo dos últimos anos os trackpads evoluíram para suportar gestos multitoque. Se pretende usá-los, procure trackpads largos e com uma superfície texturizada, que facilite o deslizar dos dedos. Evite a todo custo trackpads completamente “lisos”, feitos com exatamente o mesmo plástico do restante do gabinete (CCE T25L e Positivo Premium Essential 9000, estamos olhando pra vocês). Os botões do trackpad não devem ser nem pequenos nem duros demais.
Precisa de mobilidade?
Além dos itens acima, também há algumas características extras que se aplicam apenas a máquinas que precisam estar em constante movimento. Se você não para em casa ou no esritório e leva o notebook junto com você, procure também:
Design durável
Entre as características que aumentam a durabilidade de um notebook estão um chassi feito com metal (alumínio ou magnésio são comuns) ou fibra de carbono em lugar do plástico ABS tradicionalmente usado. Também procure modelos com recursos para proteção do HD contra choques, como o sistema G-Sensor dos notebooks da série VAIO ou o “Active Protection” dos IdeaPad e ThinkPad da Lenovo.
Recursos de segurança
Módulos de criptografia integrados ao hardware, sistemas biométricos (como leitores de impressão digital) e outros componentes de segurança, como a tecnologia antifurto integrada aos processadores vPro, lhe darão a tranquilidade necessária para trabalhar sem medo de que estranhos tenham acesso às duas informações.
Porta USB ativa
Quem está sempre na estrada tende a carregar um monte de gadgets e carregadores. Uma porta USB ativa (também chamada de “charge through” ou “pass through”) funciona exatamente como uma porta USB comum, mas pode fornecer energia para seus gadgets mesmo que o notebook esteja desligado. Não é um recurso essencial, mas pode vir a calhar quando você está na estrada.
Banda larga móvel integrada
Nas suas andanças você provavelmente passará mais tempo ao alcance do sinal de uma operadora de telefonia celular do que de uma rede Wi-Fi, portanto um modem 3G é uma opção de conexão prática e conveniente. Claro que você sempre pode comprar um modem 3G USB separamente, mas um modem integrado ao notebook é uma coisa menos para carregar. Só não se esqueça de contratar também um bom plano de dados com sua operadora favorita.
Entretenimento
A maioria dos notebooks modernos tem uma saída HDMI que permite sua conexão a TVs de alta-definição usando um cabo HDMI. Com isso, o micro vira uma verdadeira central multimídia, especialmente se combinado a softwares como o Windows Media Center ou XBMC.
Alguns modelos, como VAIO S SB15 recém-lançado no Brasil, tem suporte à tecnologia WiDi, que permite o envio de uma imagem de alta-definição a TVs compatíveis através de uma conexão sem fios.
Leitores de Blu-ray
Leitores de Blu-ray estão se tornando mais comuns, especialmente entre as máquinas voltadas ao entretenimento, embora encareçam a máquina, se comparada a um modelo similar com um leitor de DVD. Pagando um pouco mais, você pode conseguir um modelo com um gravador de Blu-ray, capaz de gravar discos de 25 GB. Entretanto, o custo dos discos não justifica o investimento extra no momento para um usuário doméstico.
Se você quer o máximo em entretenimento, procure um notebook com leitor de Blu-ray e tela FullHD (1920 x 1080 pixels) capaz de exibir imagens em 3D. Só prepare-se para abrir a carteira, já que uma máquina como essa pode facilmente custar quase R$ 10 mil. É o caso de máquinas como o VAIO F F215 ou o HP Envy 3D, ambos recém-lançados no Brasil.
Alto-falantes surround
Muitos notebooks tem alto-falantes estéreo minúsculos que soam como radinhos de pilha, mas dá pra conseguir som “de cinema” em modelos melhor equipados com o aclamado HP Envy 17. Claro que você sempre pode plugar caixas de som externas, mas alto-falantes integrados de qualidade são um bom sinal de que a máquina foi feita pensando em entretenimento.
Quer jogar?
Bom som e uma tela impressionante são caracterísitcas essenciais também para os gamers. Mas para rodar bem os jogos mais quentes do mercado a máquina tem que ter uma GPU (placa de vídeo) dedicada, com muita memória: ao menos 512 MB só para ela. Combine isso a um processador poderoso, como um modelo quad-core, e você terá um “videogame portátil” imbatível.
Procure modelos com GPUs Nvidia GeForce ou AMD Radeon HD. Máquinas como o Asus Lamborghini VX7 e sua GeForce GTX460M com 3 GB de memória de vídeo e até 16 GB de RAM, são o supra-sumo da categoria. Mas não espere gastar pouco.

asus_vx7-360px.jpg
ASUS Lamborghini VX7
Outra tendência nas máquinas equipadas com GPU são os “switchable graphics”, ou “gráficos híbridos”. Na prática, significa que a máquina tem dois processadores de vídeo: um integrado ao chipset da placa-mãe, menos poderoso mas que consome menos energia, e uma GPU dedicada para jogos. O sistema é capaz de detectar para que está sendo usado (jogos ou navegação web, por exemplo) e alternar entre os chips automaticamente conforme a necessidade, o que ajuda a reduzir o consumo de energia.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Paint.Net 3.5 - Editor de fotos e imagens

Ficha técnica

Nome: Paint.Net 3.5
Fabricante: dot.PDN
Licença: Freeware
Tamanho: 4.8 MB
Língua: Português
Classificação: Edição de imagens
7656 Views
Downloads: 3012
Lançamento: 09/11/2009
Adicionado em: 09/11/2009

Avaliação

Leve, gratuito, fácil de usar e com interface totalmente em português. Essas são as principais credenciais do Paint .Net. 


O software dá conta das operações básicas para melhorar a qualidade das fotos e oferece mais algumas ferramentas. Traz, por exemplo, filtros e ajustes por curvas e níveis, um recurso ausente na maioria dos programas gratuitos do gênero. 

O Paint.Net também oferece plug-ins de efeitos de distorção, desfoque e remoção de olhos vermelhos e pode ser incrementado com outros, elaborados e oferecidos por usuários do programa. Além disso, o software tem um sistema de edição de camadas bem simples, mas suficiente para quem não precisa de um programa profissional. 

O programa também oferece históricos de ações e suporte aos formatos mais comuns de imagem, tais como BMP, GIF, JPG, PNG e TIFF. Dois senões do programa é que ele não abre nativamente arquivos PSD nem permite a visualização de mais de um arquivo na tela ao mesmo tempo. 



Descrição do fabricante

Simples, intuitivo e com uma interface inovadora. Esse é o Paint.net, um editor de imagens concebido para ser fácil de usar, sem nenhum tipo de assistência. O programa lida com múltiplos formatos de imagens com facilidade. O Paint.NET é indicado para aplicar efeitos nas fotos e deixá-las mais bonitas.

Baixar: Paint.NET


quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Computador e a Programação

Todo o sistema que você usa, sistema operativo, navegador web, etc. é tudo programado por alguém, os programadores. Ora isso envolve apenas conhecimento de uma linguagem de programação e de arquitetura de sistemas. E o que é uma linguagem de programação?

Publicado em: Abril de 2011 | Autor: Maurilio Vilela | OFICINA DA NET

O computador digital surgiu em resposta à necessidade do homem quanto a maneiras mais rápidas e eficientes de realizar grandes computações numéricas. Tais computações originam-se em situações práticas, como na solução de problemas de projeto de engenharia, bem como no decorrer de tentativas teóricas, tal como a de procurar localizar números primos. Tarefas como estas podiam ser executadas sem o auxilio da tecnologia do computador, mas em muitos exemplos seus valores seriam negados pelos seus custos em homem-horas e em resistência humana.


Qualquer pessoa que tenha vivido num período onde estas máquinas não eram assim tão populares consegue entender o quanto se evoluiu nesta área, atingindo-se um alto e crescente nível de automatização. 


Este nível de desenvolvimento da informática tem permitido acelerar a realização de tarefas e torna possível a realização de atividades impensáveis há alguns anos atrás. A automação bancária, os equipamentos informatizados para a medicina, as redes de computadores, os sistemas multimídias, os videogames, são apenas alguns poucos exemplos de serviços e de alternativas de lazer que os computadores têm oferecido ao ser humano. Neste artigo, será relatada uma parte da "aventura" que nos permitiu ter, nos dias as poderosas máquinas e aplicações que nos rodeiam, através de como funcionam as arquiteturas de computadores, desde os primórdios da informática ou da Ciência da Computação. 

Conceito de Computador Digital e Sua Estrutura

Mas o que seria um computador? - este pode ser definido como sendo uma máquina capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos. Também pode ser definido como sendo uma máquina cuja função é resolver problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas. É constituído basicamente de dispositivos eletrônicos e eletromecânicos que permitem transmitir, guardar e manipular informações. Daí também ser chamado de equipamento de processamento eletrônico de dados.

O Processamento de dados consiste em extrair informação de dados. A extração de informação não é nada mais do que uma análise de conteúdo dos dados em questão e as relações retiradas dessa análise. Poderá também ser apenas a análise a frio, como por exemplo, número de dias do ano em que choveu número de cidades com problemas de tráfego, altura média de pessoas do sexo masculino em Portugal. A figura abaixo ilustra as etapas básicas de um processamento de dados. Dentro do contexto de computação, é importante diferenciar os termos dado e informação, embora, algumas vezes, eles possam ser tratados como sinônimos.


Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tanto objeto ou animal. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Dados os conceitos de dado e informação, podemos novamente definir computador como sendo um sistema coordenado de procedimentos e equipamentos capazes de manipular e transformar dados segundo um plano determinado, produzindo resultados informativos a partir destes dados. Tais resultados são utilizados para tomada de decisões mais precisas a cerca de pesquisas, planejamentos e gerenciamentos.

O que diferencia o computador de outras máquinas é o fato de não ter sua utilização pré-estabelecida em seu projeto, sua função é estabelecida conforme os procedimentos considerados para se alcançar determinados objetivos. Tais procedimentos controlam os equipamentos, sendo a parte lógica de um sistema de computação, o que é denominado software (soft: leve, intangível; ware: equipamentos). A parte física, visível de um computador (seus equipamentos eletromecânicos e circuitos eletrônicos) é denominada hardware (hard: duro, sólido e ware: equipamento).

Programação e o Conceito de Algoritmo

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens. Cada linguagem de programação tem a sua semâtica e sintaxe, como em qualquer linguagem, por exemplo, a lingua portuguesa. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.

Um Software é composto por instruções que podem ser executadas diretamente por um processador dizemos que está escrito em linguagem de máquina. A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Um programa de computador é composto por uma sequência de instruções (algoritmos), que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado. Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado. Para realizar uma determinada ação, um computador necessita de instruções precisas, completas e finitas sobre cada passo a executar. Por exemplo, para um computador calcular a área do círculo usando a fórmula p.r2, com um valor numérico para o raio do circulo (r) como dado de entrada, temos os seguintes passos:

1.Ler o valor numérico para o raio do circulo e armazená-lo na memória.

2.Calcular o valor da área usando a fórmula p.r2 e armazená-lo na memória.

3.Imprimir e/ou mostrar no monitor os valores dos raios e áreas correspondentes.

4.Parar.

Os passos ordenados constituem o que é denominado algoritmo. Um algoritmo é um conjunto finito de regras que fornece uma sequência de operações para resolver um problema específico. Um algoritmo opera sobre um conjunto de entradas (no caso do bolo, farinha ovos, fermento, etc.) de modo a gerar uma saída que seja útil (ou agradável) para o usuário (o bolo pronto). Um algoritmo tem cinco características importantes:


Finitude: 

Um algoritmo deve sempre terminar após um número finito de passos.


Definição: 

Cada passo de um algoritmo deve ser precisamente definido. As ações devem ser definidas rigorosamente e sem ambiguidades.


Entradas: 

Um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, isto é informações que são lhe são fornecidas antes do algoritmo iniciar.


Saídas: 

Um algoritmo deve ter uma ou mais saídas, isto é quantidades que tem uma relação específica com as entradas.


Efetividade: 

Um algoritmo deve ser efetivo. Isto significa que todas as operações devem ser suficientemente básicas de modo que possam ser em princípio executadas com precisão em um tempo finito por um humano usando papel e lápis. 

Os passos de um algoritmo são as instruções que serão executadas pelas máquinas, as quais devem ser com uma linguagem que o computador "entenda". Assim, “um programa é a formalização de um algoritmo em linguagem inteligível pelo computador” (Guimarães/Lages). Linguagem de computador é uma coleção de cadeias de símbolos, de comprimento finito. Estas cadeias são denominadas sentenças de linguagem e são formadas pela justaposição de elementos individuais ou símbolos. A linguagem de um computador é baseada em impulsos elétricos (desligado (0) e ligado (1)). É uma linguagem de difícil manipulação e entendimento pelo ser humano, por isso foram desenvolvidas linguagens de programação mais próximas da linguagem humana (Pascal, Fortran, C etc.). Estas linguagens apresentam uma sintaxe rígida sobre a qual são construídas as descrições de cada passo de um algoritmo e são denominados linguagens de alto nível. As linguagens de alto nível são transformadas em linguagem de computador (linguagem de baixo nível ou de máquina) por programas interpretadores e tradutores.

Programas tradutores substituem cada instrução da linguagem de maior nível por uma sequência equivalente de instruções em linguagem de baixo nível. O computador então executa o novo programa em linguagem de baixo nível em vez do programa em uma linguagem de maior nível. Programas interpretadores recebem os programas escritos em linguagem de maior nível como dados de entrada e efetuam a execução examinando uma instrução de cada vez e executando a sequência equivalente de instruções em linguagem de baixo nível diretamente.

Estrutura de Controle

Estrutura de controle refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional.

Os tipos de estruturas de controle disponíveis diferem de linguagem para linguagem, mas podem ser cruamente caracterizados por seus efeitos. O primeiro é a continuação da execução em outra instrução, como na estrutura sequencial ou em uma instrução jump. O segundo é a execução de um bloco de código somente se uma condição é verdadeira, uma estrutura de seleção. O terceiro é a execução de um bloco de código enquanto uma condição é verdadeira, ou de forma a iterar uma coleção de dados, uma estrutura de repetição. O quarto é a execução de instruções distantes entre si, em que o controle de fluxo possivelmente volte para a posição original posteriormente, como chamadas de subrotinas e corotinas. O quinto é a parada do programa de computador. Em nível de linguagem de máquina, as instruções de estruturas de controle geralmente funcionam ao alterar o contador de programa. Para algumas CPUs, as únicas instruções de estruturas de controle disponíveis são os diversos tipos de jump condicional.


A importância dos Algoritmos para a Computação

No começo, quando alguém precisava desenvolver um programa, tinha que se preocupar com todos os aspectos relacionados ao seu desenvolvimento, desde como usar os recursos da máquina como disco, impressoras e tudo mais, até criar as soluções para o problema do usuário propriamente dito. Com o tempo começou-se a usar rotinas e bibliotecas bem definidas do sistema operacional para fazer a parte de mais baixo nível e os programadores passaram a se concentrar especificamente nos problemas de programas dos usuários. Em pouco tempo percebeu-se que muitas coisas eram feitas por todos os programadores com os mesmos objetivos, mas de formas um pouco diferentes, esse tipo de trabalho dobrado acabava por consumir muito tempo.

Então sabendo que um algoritmo é uma forma de resolver um problema podemos falar de sua importância. Se precisarmos resolver um problema para o qual existe um algoritmo, basta consultar os livros e materiais sem ter que se preocupar em inventar novamente a solução. Embora pareça óbvio pode não ser, muitas vezes as pessoas acabam refazendo as coisas que já estão documentadas por aí. Existem diversos motivos para isso acontecer e um dos mais fortes é a vontade individual de desenvolver uma ferramenta ou biblioteca que faz alguma coisa interessante. A maior parte do desenvolvimento que temos no mercado se concentra em criar soluções para problemas do usuário utilizando o máximo possível de ferramentas fornecidas por alguma empresa. O resultado é que alguns dos programadores acabam ficando frustrados por nunca fazer alguma coisa realmente desafiadora.

Conhecer os algoritmos existentes e (pelo menos onde encontrar) suas implementações pode economizar tempo precioso na entrega de um produto de software. Durante os cursos nas faculdades aprendemos, por exemplo, alguns algoritmos de ordenação de dados e como se aplicam as diversas estruturas de dados que existem. Em algumas linguagens de programação esses algoritmos já estão disponíveis, e quando não é o caso já existem bibliotecas para usá-los. Saber usar esse recurso torna-se vantajoso não só porque agiliza o desenvolvimento, mas porque muitas vezes aumenta a qualidade do produto final. Quando criamos um código inteiro por nossa conta, temos que executar muitos testes para garantir que tudo está funcionando como deveria, mas se estivermos criando uma biblioteca de funções ao mesmo tempo em que criamos um produto que se utiliza dessa biblioteca dificilmente teremos o tempo necessário para realizar a quantidade de testes necessária a garantir a qualidade esperada.

A mistura de visões pode ser um grande problema para o programador. É necessário conhecer bem os diferentes papéis que podemos exercer durante o desenvolvimento e conhecer as ferramentas a mão. O conhecimento de formas de solução de problemas á um grande aliado na entrega de produtos de forma rápida e com maior qualidade. O Computador é uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação. Os computadores fazem parte da vida corrente e são, hoje em dia, aparelhos quase tão familiares como os telefones, os televisores e os frigoríficos. Se ainda há pessoas (cada vez menos) que os olham com desconfiança, é porque foram condicionadas nesse sentido. É um pouco como os peles-vermelhas, que tinham medo que os fotografassem, porque isso lhes roubava a alma. Quem quisesse mesmo tirar-lhes o retrato, ou o fazia às escondidas, ou explicava pacientemente que aquilo não interferia com a vida eterna.

Tal como os computadores, os programas são coisas diferentes para pessoas diferentes. Ou até coisas diferentes para a mesma pessoa, consoante a perspectiva em que ela se coloque. Uma definição circular: um computador é uma máquina programável e um programa é uma sequência de instruções para um computador! Não faz mal, que a gente percebe. No entanto, há uma certa vantagem em libertar a noção de programa da de computador.

Espero que tenham gostado deste artigo, deixo aqui aquele forte abraço e até a próxima.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Facebook apresenta seu novo botão 'Send'

Nova opção permite que usuários compartilhem links com pessoas ou grupos específicos, e não para todos os seus contatos - 27 de Abril de 2011.


O Facebook apresentou nesta segunda-feira (25/4) o novo botão "Send", ou "Enviar", para compartilhamento de conteúdo na rede social. Diferente do "Curtir", a nova opção permite que o usuário divida um link interessante com alguns amigos, um grupo no Facebook ou com e-mails específicos. Ou seja, o link será compartilhado com apenas alguns contatos e não com toda a sua lista da rede social.
O botão será liberado para inclusão aos poucos, mas 50 sites selecionados pela rede social devem inaugurar o serviço ainda hoje.
Em adição ao novo botão, o Facebook integrará uma série de novas opções para seus grupos. A partir de agora, os usuários poderão compartilhar sequências grandes de fotos, e não apenas uma de cada vez. Os álbuns só poderão ser vistos por membros do grupo - mesmo pessoas "marcadas" não poderão ver as fotos sem estar no grupo.
Além disso, o Facebook também integrará o Facebook Questions nos grupos, permitindo que qualquer participante divida enquetes com os outros usuários. Novas opções de privacidade também foram adicionadas. Agora, a adesão de algum novo membro em um grupo dependerá da autorização de um administrador. Antes, qualquer um, convidado por um participante, poderia se juntar ao grupo.
Com o novo botão "Enviar", o Facebook deve ver um aumento no uso e quantidade de grupos na rede social, já que os usuários poderão compartilhar links dentro de círculos mais específicos de pessoas. Atualmente, existem cerca de 50 milhões de grupos dentro do Facebook, a maioria deles ativa e com postagens frequentes.

Fonte: olhar Digital

terça-feira, 26 de abril de 2011

Converta arquivos de PDF para o formato DOC ou RTF com este serviço online

Posted: 26 Apr 2011 05:00 AM PDT
Isso é comum: temos um arquivo PDF no PC, mas por algum motivo, trabalho ou até mesmo uma edição de um errinho que deixou escapar antes de salvar em PDF etc. Além dessas situações, o PDF To Word é uma mão na roda para 100% de muitas outras situações que precisem de uma conversão rápida e eficaz de PDF para DOC ou RTF (do Word, por exemplo).

3 passos e nada de instalação


A página do serviço possui uma interface super moderna e prática. Como dito, bastam 3 passinhos simples para ter o seu arquivo convertido em pouquíssimo tempo. Passo 1: escolher o arquivo PDF; passo 2: escolher o formato de saída (DOC ou RTF); 3 passo: digitar seu e-mail para receber o arquivo. Mais simples do que isso? Nunca! Ah, e é tudo online e sem extensões, programas e nem applets chatos.

O único trabalho mesmo, é você se logar em sua conta de e-mail para receber o arquivo e baixá-lo para o PC, já convertido. Um dos pontos fortes é que o serviço converte tudo, imagens, texto, formatação etc., que pode ser editado como um arquivo próprio para o programa!

Para acessar o PDF To Word, clique aqui.

sábado, 23 de abril de 2011

HTC Home para Windows

O HTC Home é mais um widget para o Windows. Ele é composto por dois pequenos aplicativos que adicionam a temperatura e previsão do tempo da sua cidade e um novo relógio a sua área de trabalho, tudo isso com efeitos agradáveis que lembram bastante os telefones da linha HTC.



Embora o Windows já conte com um recurso semelhante desde o Vista, o HTC Home sai na frente por possuir alguns recursos extras, animações agradáveis e mais opções de personalização.
A terceira versão do HTC Home foi lançada recemente em estágio beta de desenvolvimento e trouxe algumas melhorias em relação a versão anterior, como a possibilidade de alterar o tema, novas opções, tempo de inicialização reduzido, e outras informações como umidade relativa do ar e velocidade dos ventos, entre outras.
O download é gratuito e pode ser feito desta página (8 MB). Se você não quer se arriscar numa versão beta, acesse esta outra página e baixe o HTC Home 2.4. Não precisa nem instalar, basta baixar, extrair e executar os aplicativos. Antes disso, porém, verifique se você possui a última versão do Microsoft .NET Framework instalada em seu computador.

Fonte: NirmalTV.com.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cuidado, infidelidade é detectada por software

Cuidado infiéis! A tecnologia  não está ao seu favor. O inventor Huang Kuo-Tai, de Taiwan, inventou um software capaz de identificar pessoas que não são fiéis com seus parceiros. O programa, segundo o inventor, detecta as possíveis traições através do número de telefone e e-mails. Se o programa funciona bem ou não, ainda não sabemos – e muitos também não querem saber- porém, a técnica de decifrar a e-mail do parceiro parece eficaz.

O software possui a capacidade de revisar as mensagens via e-mail  como também chamadas telefônicas, e assim, detectar expressões normalmente usadas por pessoas que mantém algum tipo de relacionamento como “eu te amo”, “liga mais tarde”, “não posso falar agora”, entre outras frases do gênero.

Conforme Huang, "O melhor do programa é a análise das chamadas e a detecção das que são suspeitas, por exemplo, as que superam os 20 minutos disparam alerta".

Para os interessados, o programa é gratuito, e o inventor está aperfeiçoando, reunindo dados dos usuários antes de colocar o produto no mercado. Agora a má notícia, o programa só está disponível em Taiwan. Ficamos na torcida que chegue no Brasil também!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Descubra se há um “carona” na sua rede Wi-Fi

Lincoln Spector, da PC World EUA 19-04-2011


Intrusos em sua rede sem fio podem roubar sua banda e até mesmo informações em computadores e discos compartilhados. Descubra se eles estão presentes e como se proteger.

Uma rede Wi-Fi desprotegida é um convite para que estranhos “peguem emprestado” um pouco de sua banda para acessar a internet. E eles podem pegar mais do que banda. Afinal, uma vez conectados à sua rede doméstica eles também terão acesso aos seus computadores, discos rígidos e impressoras compartilhados. Você deve se proteger.

Aumente a segurança
A primeira coisa que você deve fazer é se certificar de que ninguém consiga entrar em sua rede facilmente. Isso significa habilitar um protocolo de segurança, como o WPA ou melhor ainda, WPA-2. O procedimento muda de roteador para roteador, então o que posso lhe dizer é para consultar o manual. Geralmente o processo envolve digitar o endereço do roteador em uma janela de seu navegador para acessar uma interface de configuração via web.

Você vai precisar criar uma senha de acesso à rede, então escolha uma senha forte para evitar que seja descoberta facilmente. Não use seu nome ou o nome da rede como senha, e prefira misturas de números, letras maiúsculas e minúsculas. Mas lembre-se que você precisará digitar a nova senha em todos os computadores, smartphones, videogames e eletrônicos conectados da casa, o que pode ser um incômodo. Players de Blu-ray são especialmente problemáticos: os controles remotos são os piores dispositivos de entrada de senha que existem.

Encontre o penetra
Agora você já sabe como controlar quem tem acesso, mas ainda não respondemos à pergunta: como saber se há um hóspede indesejado na sua rede?


A resposta está, mais uma vez, na interface web de configuração de seu roteador. Em algum lugar dela, provavelmente em um menu chamado Wireless ou Status, você encontrará uma lista de todos os clientes wireless atualmente conectados. Você não conseguirá identificar quem é quem à primeira vista, mas verá quantos aparelhos fazem parte da rede. Com isso você já pode saber se tem alguém sobrando.


Mas antes que você perceba que há mais aparelhos do que deveria e entre em pânico, pense bem sobre os aparelhos que você tem em casa. Enquanto escrevia este artigo, meu roteador me disse que haviam cinco clientes conectados, e eu só consegui identificar quatro. Então descobri que o iPhone da minha filha estava com o Wi-Fi ligado.

Você pode identificar os clientes conectados através de seu MAC Address, um identificador único designado a cada aparelho conectado a uma rede. Para descobrir o MAC Address de um PC com Windows, por exemplo, clique em Iniciar, digite cmd no campo de pesquisa e tecle Enter. Depois digite o comando ipconfig /all e tecle Enter novamente. O MAC Address é listado como “Endereço Físico”.

Em smartphones Android o caminho é Configurações, Conexões sem fio e rede, Configurações Wi-Fi. Aperte o botão Menu e clique em Avançado. O MAC Address é listado como “Endereço MAC”. Em um iPhone ou iPad o caminho é Ajustes, Geral, Sobre. O MAC Adress estará listado no campo chamado Wi-Fi.

Se você se preocupa com “caronas” passados, o programa de configuração do router deve ter uma função de log (registro) onde você pode consultar uma lista dos clientes antigos.


Ter à mão o MAC Address de seus dispositivos tem uma vantagem extra: a maioria dos roteadores Wi-Fi tem uma função para permitir o acesso à rede apenas aos clientes com endereços conhecidos, adicionado uma camada extra de segurança além da senha.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

TI: 10 razões para parar de trabalhar.

Levante a mão se você quase largou seu emprego em pelo menos algumas ocasiões. Vá em frente. Não seja tímido. Todos nós sabemos que TI é uma das carreiras mais estressastes que você pode escolher. E, infelizmente, as universidades não ensinam os mecanismos de enfrentamento para lidar com dias/semanas/meses que podem se transformar em longos anos. Vamos dar uma olhada em algumas das razões que podem fazer com que você decida largar a adorada carreira em TI.

1: Estresse
Nunca deixe ninguém diga que uma carreira em TI é fácil. É rara uma ocasião em que alguém tenha um emprego na área de TI e não haja estresse. Lembre-se: TI é gerenciamento de desastres. Quando um cliente ou usuário liga para você, quase sempre é uma emergência que deve ser imediatamente solucionada. E, quando você está trabalhando nessa área, é melhor ficar tudo certo, pois uma falha pode custar-lhe um contrato ou o emprego. O que torna isto pior é o fato de que o estresse raramente diminui. A cada minuto do dia você estará trabalhando mais e mais do que poderia esperar.

2: Horas
Se você quer um trabalho de segunda a sexta, das 9 às 5 horas, procure outro lugar — TI parece ser um trabalho que te acompanha 24/7. Profissionalmente, em média você não somente adiciona mais horas no escritório (ou em campo) como também tem que trabalhar fora do escritório para manter suas habilidades em dia e ter certeza de que está melhor do que outros caras próximos de você. Quem não é seu cliente ou usuário (amigos e família, por exemplo), vai querer tirar proveito de seus conhecimentos e manter os seus computadores em funcionamento gratuitamente.

3: Ser pago
Se você é contratado como autônomo, uma das questões mais estressantes que enfrenta é ser pago. Não sei dizer quantos consultores conheço que tiveram de fazer ameaças ou contratar um advogado para receber o pagamento. E, quando você trabalha por conta, se não te pagam você não come. Isso causa demasiado estresse. Você não tem a vantagem de ter aquele cheque depositado regularmente uma vez por semana ou a cada 15 dias. Aperfeiçoar suas habilidades de relacionamento interpessoal é fundamental para manter essas relações tão boas quanto possível. Levará certo tempo até certificar-se de que, por meio das boas relações (mesmo com pessoas não tão boas), você finalmente receberá seu pagamento.

4: Pessoas (em geral)
Odeio falar sobre essa parte. Há muito tempo eu era aquele tipo de pessoa bastante positiva, gentil, otimista e amado por todos. Mas depois de ingressar no negócio de consultoria, descobri que estão se aproveitando de mim, estou sendo usado, abusado, não remunerado, mal remunerado, desvalorizado e muito mais. É uma luta constante para resistir a querer fugir para o mato e sair do meio. Isso não quer dizer que as pessoas, em geral, são ruins. É apenas o fato de que, quando você veste a camisa da TI, as pessoas parecem olhá-lo sob uma luz diferente. Você é ambos o salvador e o pecador, em uma combinação estressada.

5: A cadeia de comando
Vamos encarar. Não são muitos os superiores hierárquicos que compreendem o seu trabalho. Eles acham que você deve ser capaz de fazer tudo com um orçamento apertado, sem ajuda e que deve tratar os usuários finais como se fossem seres humanos melhores do que você. Para piorar a situação, esses superiores querem que você, magicamente, faça PCs durarem mais de uma década. Este equívoco em relação a tarefas e tecnologia faz do seu trabalho algo impossível. Quando os poderes superiores começar a microgerenciar seu departamento, cada característica ruim é exacerbada. Você conhece seu trabalho e sabe que conhece seu trabalho. A gerência não conhece seu trabalho, mas ela não sabe que não conhece seu trabalho, o que torna tudo muito estressante. É tudo uma defeituosa fita de Möbius de estresse.

6: Tecnologia
Alguma vez você já teve um daqueles dias em que parece que toda a tecnologia tem se rebelado contra você e que a singularidade pode muito bem estar no horizonte? Nesses dias você estará desejando sair da empresa com seus pertences em uma caixa de papelão. Esta foi uma das questões com a qual tive que lidar desde que trabalho com uma consultoria que trabalha principalmente com clientes Windows. Parece que a entropia tem uma forte influência sobre o sistema operacional Windows e cada dia é uma batalha para manter os PCs e os sistemas funcionando. Alguns dias você vence essa batalha, outros você a perde. Os dias de vitória estão sempre perdidos na pilha de dias de derrota.

7: Concorrência
Uma coisa com a qual você pode contar — sempre haverá alguém melhor que você. Mas no setor de TI não é uma proporção de 1:1. Em vez disso, parece que para cada um de você há uma centena de profissionais de TI que são mais espertos, mais rápidos e melhor equipados. Essa relação é rapidamente convertida em cifrões. Lembre-se: o panorama está mudando constantemente e, se você não puder acompanhá-lo, não poderá ser contratado ou permanecer empregado. Quanto mais tempo estou neste negócio, mais percebo que é um jogo para jovens. Ser tão ágil quando necessário, ser capaz de trabalhar as horas necessárias... tudo isso conta. Não estou dizendo que nós, pessoas mais velhas, não podemos trabalhar nesse ramo. Nós podemos. Mas a cada dia que trabalhamos é outro dia que terá ainda mais concorrência adicionada ao meio, e ela é feroz.

8: A nuvem
Toda vez que ouço um ator na TV falar a frase "na nuvem" quero puxar meus cabelos e chutar a televisão. A nuvem tem sido um dos aspectos da TI cuja definição tem sido, e provavelmente sempre será, em fluxo. O que exatamente é a nuvem? Devo usá-la? É a nuvem é segura? Quanto custa a nuvem? Sou golpeado por essas perguntas o tempo todo. Em muitos casos apenas respondo perguntando aos clientes se eles já usaram o Google Docs. Caso respondam "sim", eu lhes digo que já estão usando a nuvem. Mas isso nunca é satisfatório. Clientes e usuários finais querem que a nuvem seja uma experiência mágica, que vai fazer com que todo o seu trabalho seja mais fácil, melhor e mais rápido. Se eles soubessem a verdade...

9: Falta de normas
Nossa vida seria infinitamente melhor se algum tipo de padrão pudesse ser aplicado, de forma generalizada, em TI. Muitos projetos de código aberto têm feito tudo o que podem para cumprir um conjunto de normas, apenas para serem derrubados por um software proprietário. Os fabricantes de software proprietário querem conservar seu código fechado e em não conformidade com as normas para que possam manter seus resultados tão estáveis quanto possível. Eu realmente entendo. Contudo, enquanto se recusam a obedecer a qualquer tipo de padrão, eles estão causando tremendas dores de cabeça aos usuários finais e profissionais de TI em uma base diária. Não há nenhuma razão para que as normas não possam ser seguidas sem impedir que os fabricantes de software proprietário promovam uma matança.

10: Respeito
Profissionais de TI deixam uma sensação de amargo na boca do público em geral. Por quê? Existem muitas razões. Foram enganados e prejudicados anteriormente por consultores que pareciam apenas querer vender-lhes coisas maiores e melhores. Tanto tempo se passou e tão desiludido tornou-se o público, que os profissionais de TI têm dificuldade em conquistar respeito. Ah, claro, quando te veem entrar pela porta você é o melhor amigo deles... naquele momento. Contudo, no minuto em que resolve aquele problema de "iminente destruição", é hora de te darem o fora ou insistir para que você faça mais do que foi contratado para fazer (ou mais do que você tem tempo para fazer).

Mozilla lança versão Aurora do Firefox 5

DOWNLOAD -> BAIXAKI


Dias depois do esperado (e atrasado) lançamento do Firefox 4, a Mozilla anunciou o calendário para o desenvolvimento das versões 5, 6 e 7 do navegador. Fiel a seu planejamento, a empresa liberou a versão Aurora do Firefox 5, que pode ser baixada em seu site.

Ao contrário da versão 4, o Aurora não tem nenhum novo recurso que chame muita atenção – as melhorias, segundo os desenvolvedores, estão em estabilidade e velocidade. As mudanças, entretanto, não são perceptíveis durante a navegação.

O que é Aurora?


Aurora é a uma das fases do novo fluxo de desenvolvimento do Firefox, anunciado recentemente pela Mozilla. Antes, havia três canais: o Nightly (ou alpha), versão muito instável, voltada para desenvolvedores; o Beta, de teste, mas com estabilidade suficiente para que o usuário comum use; e o Release, a versão de lançamento, totalmente estável.



Agora, entre o Nightly e o Beta, há o Aurora, também mais indicado para desenvolvedores, mas com um pouco mais de estabilidade. As diferenças entre cada canal vêm, basicamente, da frequência com que são atualizados. O Nightly é quase um acompanhamento em tempo real do desenvolvimento do programa, é atualizado todos os dias (daí o nome Nightly); o Aurora, tem uma versão nova a cada semana, mais ou menos; já o Beta tem algumas poucas versões e o Release no máximo uma ou duas.

domingo, 17 de abril de 2011

[PROCESSADOR] O que é overclock?

O Overclock é uma técnica usada para alterar a freqüência do processador, e assim, fazer com que ele funcione de forma mais rápida. Deste modo o processador terá um desempenho superior ao que foi projetado. A palavra Overclock costuma ser usada quando a frequência é alterada para mais do que o seu valor original.


Overclock não pode ser realizado em todos os computadores, como muitos pensam. Existem muitos processadores que possuem um bloqueio para a prática. A tendência de bloqueio, conforme fabricantes, irá aumentar ainda mais. Para quem possui dúvidas sobre a “mágica” do aumento da velocidade dos processadores, muitos entendidos no assunto dizem que, as máquinas foram projetadas para ter uma velocidade superior a usada normalmente, assim, não haverá qualquer tipo de dano no equipamento. No entanto, outros pensam ao contrário.

Podemos dizer que Overclock é uma excelente maneira de melhorar o desempenho do equipamento. A grande vantagem de tudo isso é que não possui gastos. Para tanto, a grande vantagem não garante que o processo será nocivo, conforme outros especialistas. O Overclock pode causar uma certa instabilidade e, pode inclusive comprometer o processador.


Problemas que podem causar
O principal problema causado pelo processo é o grande aquecimento do processador. Um processador pode funcionar com segurança, sem danos, com temperaturas externas de no máximo 60 ou 70ºC, com temperatura ideal 50ºC. Acima da temperatura estipulada, o processador pode apresentar alguns travamentos. No entanto, quem ficou preocupado com a situação, saiba que, pequenos Overclocks não oferecem grandes riscos, e assim, são considerados seguros praticamente na sua totalidade, no entanto, quanto maior estímulo ao aumento da velocidade, maior risco está correndo de danificar o processador.
Não esqueça que, quanto maior for o aquecimento do processador irá diminuir a confiabilidade do equipamento como também a sua vida útil. Para entender o processo, ao aumentar a velocidade do sistema, os componentes do computador irão trabalhar de forma mais veloz. Com tudo isso, o sistema terá uma performance maior, com uma velocidade de processamento superior, velocidade das memórias, do HD, da placa de vídeo, enfim, de tudo.

Para quem ficou animado com todas as vantagens apresentadas, não fique tão feliz assim. Apesar da técnica ser bastante vantajosa, é necessário ter muitos cuidados ao realizar o Overclock. Caso não seja tomado todas as precauções necessárias, muitos inconvenientes poderão surgir. O principal problema encontrado é a redução do tempo de vida de uma máquina, como também poderá haver pane súbita, ocasionando inclusive, a queima do processador.

Um Overclock considerado seguro só pode ser feito em máquinas que sejam capazes de suportar um super aquecimento, deste modo, só pode ser realizado em processador de grande qualidade, com um cooler apropriado. Como sabemos que o aquecimento é inevitável, a ventilação precisa dar conta de tudo, e assim, dissipar o calor da placa-mãe. Assim, o aumento da velocidade aumenta, consequentemente o computador trabalha mais.O aquecimento não ocorre somente no processador, mas também nos periféricos. Para tanto, ter uma ótima ventilação é um fator determinante para o sucesso do Overclock.


Vida útil do processador
Quanto a vida útil do computador, vale ressalatar que muitos profissionais alegam que tudo depende da intensidade do Overclock. Em um processo mais simples, que não necessita aumento na voltagem do chip, terá um efeito quase imperceptível, ou mesmo, nenhum. Não podemos esquecer que nenhum fabricante de processador aconselha realizar o Overclock, justo por ser uma prática considerada de alto risco, podendo causar danos irreparáveis. Se você possui a intenção de fazer Overclock em sua máquina, não deixe de fazer a seguinte pergunta a si mesmo: Será que realmente preciso fazer Overclock? Analise, se você possui um computador suficientemente bom para o seu uso, se pretende trocá-lo em breve, talvez seja desnecessário esse processo.

Porém, para aqueles que mesmo sabendo de todos os riscos pretendem realizar o Overclock é bom lembrar que, apesar do processo transformar a sua máquina em um equipamento muito mais veloz, recomendo a todos, que ao menos os interessados procurem ajuda profissional para saber se realmente sua máquina está preparada para realizar o processo, e também para ajudar na transformação. E não esqueça, a solução de hoje pode ser uma grande dor de cabeça amanhã. Então, esteja preparado para assumir todos os riscos citados na realização do Overclok.

Achei muito interessante as palavras usadas por Alexandre Ziebert, um expert em Overclok, em um questionamento sobre a importância dos desafios para a sociedade tecnológica, ao se tratar da prática de Overclock. Ziebert teve como resposta: Oextremo é importante para conhecermos melhor os limites da tecnologia. E como os fabricantes devem levar em consideração esse uso ao desenvolver seus produtos, os usuários menos extremos também são beneficiados com produtos mais confiáveis. Além disso, os resultados obtidos com overclock extremo servem como prévia do desempenho normal das máquinas que teremos daqui a um ano ou dois.

Publicado em: Abril de 2011 Rafaela Pozzebon Oficina da NET

sábado, 16 de abril de 2011

MANO A MANO CURSOS - Cursos personalizados


O Mano a Mano é uma organização de Ensino Particular que desenvolve trabalho exclusivo na área de Letras, para estudantes e profissionais de todas as áreas.

Criado há dez anos, o Mano a Mano oferece cursos personalizados para 13 alunos, especificamente de PORTUGUÊS, REDAÇÃO e LITERATURA.

O Objetivo é o alcance da excelência e do sucesso na área de Letras e, para tanto, há um espaço projetado para maior eficiência e busca de interação: a logomarca (duas mãos estendidas uma para a outra), o formato especial da mesa em "U" que permite maior participação, tudo criado em prol da interação Professor-Aluno.

Endereço:
Rua Pasqualini, 35 - Sala 205
Fones:
(55) 3225 2862
(55) 9978 3960
E-mail:
MANOAMANOCURSOS@GMAIL.COM