Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 25 de junho de 2011

Como tirar a foto perfeita para seu perfil no Facebook

Siga estas nossas cinco dicas simples e deixe a foto de seu perfil mais atraente. E elas também funcionam para o Orkut, Twitter, Windows Live e outras redes!
Recentemente vi algo que me pareceu estranho: alguém estava anunciando um serviço especializado em fotografia para perfis do Facebook. Me perguntei por que alguém pagaria para ter uma foto de 100 pixels para um perfil, mas comecei a notar que há fóruns na Internet lotados de pessoas buscando conselhos sobre como tirar fotos para o perfil.
Parece que os usuários mudam a foto frequentemente, em vez de escolher uma e continuar com ela (como a foto na carteira de motorista). Minha filha, por exemplo, troca a foto no perfil dela toda semana. Me pareceu uma boa oportunidade para dar dicas específicas para quem quer uma bela foto para seu perfil em sua rede social favorita, seja ela o Facebook, Orkut, Twitter ou qualquer outra. Vamos lá?
Seja “quadrado”
Retratos tradicionais tem orientação vertical, são mais altos do que largos. Isto não acontece com as fotos usadas nos perfis da maioria (se não todas) das redes sociais: seja o Facebook, Ourkut, Flickr, MySpace ou Windows Live, a pequena moldura que irá abrigar sua foto é quase sempre quadrada.
Isto pode ser um desafio, já que as pessoas tendem a pensar em retratos como retangulares. Ao bater a foto use o zoom (ou se aproxime da câmera) para “encher o quadro” e enfatize o rosto, não o resto do seu corpo. Se não fizer isso, você vai parecer minúsculo, ou o fundo da foto vai aparecer mais que seu rosto.
Use um fundo simples
Por falar em fundo, o melhor é mantê-lo o mais simples possível. Lembre que a foto de seu perfil vai ser muito pequena. No Facebook, por exemplo, a maioria das pessoas vê uma foto de perfil com 50 pixels de lado. É como olhar para um selo a 1 metro de distância, então quaisquer detalhes no fundo vão acabar se parecendo com “ruído”. Você pode até saber para o que está olhando, mas só porque já viu a foto quando ela tinha uma resolução de 10 Megapixels. Já os visitantes no Facebook provavelmente não terão a mínima idéia do que está acontecendo.
Algumas pessoas gostam de usar objetos de cena ou um fundo representativo, mas acredito que as melhores fotos de perfil tem um fundo “liso”. Recentemente minha esposa decidiu trocar a foto e pediu que eu tirasse uma nova usando o celular dela. Infelizmente estávamos em um clube esperando um show começar, ou seja, numa situação que não costuma render boas fotos. Felizmente encontrei uma parede pintada com um vermelho sólido, e como a luz não era tão ruim tirei esta foto, com a qual ela ficou bastante feliz.

Preencha o quadro
Você já sabe que a foto terá uma proporção quadrada, e que um fundo simples é a melhor opção. Qual o próximo passo? Preencher o máximo do quadro que puder. Fotos em close, onde o rosto ocupa toda a imagem, são a melhor opção para perfis online, já que permitem aos visitantes identificá-lo facilmente. Mas não exagere. Algumas pessoas exageram tanto no zoom que só é possível ver parte do rosto. Não é algo bonito: eu chamo esta pose de “socorro, me tire daqui!”.
Outra coisa que raramente funciona bem são fotos com múltiplas pessoas. Frequentemente vejo fotos de duas ou três pessoas, às vezes de uma família inteira, enfiadas naquelas minúsculas molduras. Identificar qualquer pessoa, ou coisa, num espaço tão pequeno se torna um desafio. Minha dica: deixe as fotos em grupo em seu álbum, e no perfil concentre-se em você.

Use bastante luz
A luz é sempre importante na hora de tirar qualquer tipo de foto, mais ainda se você está usando um celular. O flash da câmera é seu inimigo: fotos em close podem ficar “lavadas” por causa da luz intensa, e no escuro você provavelmente irá aparecer com olhos vermelhos.
Quando tirei a foto de minha esposa que mostrei acima, eu sabia que estávamos em um local relativamente escuro. Mas em vez de usar o Flash, que ficaria horrível, usei o “Modo HDR” da câmera do smartphone dela, para tentar tirar o máximo de proveito da luz disponível.
Este modo está presente no iPhone 3GS, iPhone 4 e em smartphones Android com programas como o Camera 360 (experimente o modo “HDR Light”). O resultado não é algo que eu enviaria a um concurso, mas foi aceitável para o Facebook.
Atenção ao ângulo
Uma última dica: cuidado com o ângulo. Retratos podem ser feitos “de frente”, “de baixo” (câmera abaixo do rosto da pessoa fotografada), “de cima” (câmera acima do rosto) ou de lado. As pessoas geralmente parecem mais fotogênicas quando fotografadas de cima, e é por isso que você vê um monte de fotos com pessoas olhando para cima no Facebook. É um clichê, mas funciona. E você mesmo pode fazer a foto, basta esticar o braço, segurar o celular na altura de sua testa e olhar para a lente. Já o contrário, fotos feitas de baixo, raramente são tão atraentes.
Via PCWORLD

Nenhum comentário:

Postar um comentário